O grupo Portucel estará presente na 48ª edição da FACIM – Feira Internacional de Maputo, o maior evento comercial de dimensão internacional em Moçambique. De 27 de Agosto a 2 de Setembro, a FACIM 2012 representa para o Grupo uma oportunidade de consolidar a sua presença neste mercado e um importante momento de contacto com os clientes do continente africano, em particular de Moçambique.
Participando pela quinta fez na FACIM, o Grupo pretende dar a conhecer o projecto florestal que está a desenvolver em Moçambique, e também divulgar e promover o Navigator e o Discovery. Dedicada ao tema “Expandido o Horizonte dos seus negócios, optimizando as Sinergias”, a FACIM visa promover as trocas comerciais e estimular a produção, o consumo e a integração económica de Moçambique na economia mundial.


Moçambique: Projecto florestal em desenvolvimento
O projecto Portucel Moçambique encontra-se em pleno desenvolvimento. O Grupo iniciou em 2010 os ensaios de campo das plantações que se devem prolongar por mais dois a três anos, quer na Zambézia, quer em Manica, regiões onde o Grupo dispõe de uma área concessionada de 173 mil hectares e 183 mil hectares, respectivamente. Estão a ser testadas um número significativo de variedades de eucalipto de origens diversas, com vista a seleccionar as que venham a demonstrar melhor potencial produtivo, em função das características edafoclimáticas das diferentes áreas em que se desenvolverá o projecto.
O investimento em Moçambique integra a política de expansão internacional do Grupo estimando-se que o projecto tenha um forte impacto na criação de emprego, no fortalecimento do tecido de pequenas e médias empresas moçambicanas, na transferência de conhecimento e na balança comercial do país, gerando um elevado valor acrescentado interno.