O Grupo Altri vai participar na corrida Climes to Go, que ruma a Glasgow para alertar para o problema das alterações climáticas. É no destino final que se realiza, em novembro, a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP26. 

A iniciativa Climes to Go traduz-se numa competição entre três equipas de 4 pessoas que, com início a 22 de outubro, deverão fazer uma viagem entre Cascais e Glasgow da forma mais sustentável possível e com o maior impacto positivo nas comunidades. 

Altri Climes to Go© Altri

Ao longo da viagem as equipas terão de monitorizar tanto a sua pegada hídrica, como a sua pegada carbónica, bem como dar resposta a desafios previamente definidos. Cada equipa terá́ também um orçamento em climas (uma moeda fictícia que avalia as suas escolhas) que perderão ou ganharão de acordo com as diversas opções ao longo da viagem (consumo de água, meios de transporte utilizados, alimentação, alojamento e performance ao realizar os desafios e tarefas). A equipa vencedora será a que terminar a competição com o saldo mais elevado. 

Entre os objetivos desta corrida estão a mobilização da sociedade portuguesa para a urgente transição climática, através de um convite à participação direta; demonstrar que o caminho da descarbonização rumo à neutralidade carbónica é possível, necessário e inevitável; Mostrar a viabilidade dos diferentes modos de transporte para percorrer longas distâncias; Demonstrar a influência dos estilos de vida na nossa pegada de carbono, e alertar para a necessidade de adaptação, tendo em conta os efeitos das alterações climáticas em especial em localizações mais vulneráveis. 

As equipas farão relatos da sua viagem que serão publicados nas redes sociais do projeto, garantindo a disseminação da competição e dos desafios e soluções alcançadas.  A viagem, com final a 2 de novembro, culminará num side Event na COP26 em Glasgow, onde os participantes terão a oportunidade de partilhar a sua experiência. 

Entre os três temas escolhidos para as equipas (água, energia e produção e consumo sustentável), a equipa Altri é dedicada à água e à utilização de recursos hídricos, relembrando que a Celbi, na Figueira da Foz é a unidade de produção de pasta de papel que menor utilização faz por cada tonelada de pasta de papel produzida. No Compromisso 2030, o Grupo compromete-se a reduzir para metade dos valores de referência de 2018, isto é, a utilizar apenas 10 metros cúbicos de água utilizada.