A Konica Minolta foi considerada uma das 100 empresas mais sustentáveis ​​do mundo no ranking 2021 Global 100 da consultora internacional Corporate Knigths.

A empresa integra esta classificação pela quarta vez e pelo terceiro ano consecutivo, destacando-se entre 8 080 organizações, a nível mundial, avaliadas com base em indicadores ambientais, sociais e de governança.

Planeta verde

Em Portugal, a Konica Minolta integra o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 — Ação Climática Lisboa 2030, contribuindo para a concretização dos objetivos definidos pela autarquia na área da Sustentabilidade.

A Konica Minolta está a implementar um conjunto de medidas, entre as quais substituir por lâmpadas LED a iluminação no interior e exterior das suas instalações, otimizar a gestão das deslocações dos seus colaboradores através de uma plataforma de carsharing e reduzir a produção de resíduos gerados, através de ações de reutilização.

A empresa estabeleceu um compromisso para aumentar a promoção de veículos elétricos em frotas de veículos da empresa, promover a distribuição dos seus produtos em veículos mais ecológicos e aumentar os requisitos ambientais na seleção dos seus fornecedores.

A Konica Minolta agrega ainda um conjunto de iniciativas às quais os seus clientes também podem aderir, como o programa Enabling Carbon Neutrality, através do qual a Konica Minolta já conseguiu compensar mais de 30 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) nos últimos cinco anos.

Também disponibiliza a solução bizhub ECO, um serviço de sustentabilidade fornecido aos seus clientes, e o AIRe Link, uma ferramenta de apoio remoto, que já evitou mais de 3 mil visitas presenciais a clientes só em 2020.

Até 2050, a multinacional quer reduzir, em 80 %, as emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida dos produtos em comparação com os níveis do ano fiscal de 2005. A empresa tem também como meta obter 100 % da eletricidade consumida a partir de energias renováveis até 2050.