A 30 de dezembro de 2020, a União Europeia e o Reino Unido assinaram o Acordo de Comércio e Cooperação, finalizando a saída do Reino Unido da União Europeia. Para apoiar os membros dentro e fora da UE, a Intergraf publicou o Guia para o Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido.

 O Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido (TCA) abrange um vasto leque de domínios - incluindo disposições relativas à sustentabilidade, concorrência, auxílios estatais e dados - mas o elemento-chave é o acordo sobre o comércio de mercadorias.

Brexit by starline© starline

O acordo prevê um comércio livre de tarifas e sem quotas de bens entre a UE e o Reino Unido. No entanto, esta situação está sujeita ao cumprimento das regras de origem adequadas.

O documento de orientação fornece informações sobre as principais disposições duma visão geral das principais exigências aduaneiras e das regras relativas ao IVA. Explica também como compreender o conceito de "regras de origem" para o comércio de produtos impressos e fornece exemplos de casos.

"A Intergraf está empenhada em representar a indústria gráfica europeia na interpretação mais ampla da palavra. Continuaremos a apoiar as empresas britânicas como fazemos com os nossos outros membros dentro e fora da UE", diz Beatrice Klose, Secretária-Geral da Intergraf

O documento de orientação faz parte de uma série de guias recentemente publicados, incluindo o Guia do Rótulo Ecológico da UE para papel impresso e o Guia para a Autorização de Utilização de Trióxido de Crómio para Impressoras de Gravura. Estão a chegar mais guias sobre o STS BREF e os Materiais de Contacto Alimentar.

Os guias estão disponíveis gratuitamente para todas as empresas associadas da Intergraf. É possível solicitar uma cópia através da Apigraf.