Os cartões de identificação adotados pelo processo de acreditação da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021 foram impressos pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Já foram produzidos e entregues cerca de 20 mil cartões, estando mais 2 mil prontos para ser entregues.

O material escolhido foi o PETG reciclado, e identificam todos aqueles que pretendam aceder aos eventos organizados pela PPUE 2021. Com design concebido pela estrutura de missão, coube à INCM a produção e impressão do verso do cartão. A frente do cartão, com foto e nome, está preparada para ser impressa in loco, sempre que necessário.

Cartoes INCM PPUE

Todo o ciclo de vida do produto foi analisado, desde a origem das matérias-primas, passando pela produção, até ao fim de ciclo, de forma a avaliar como é que o PETG reciclado seria a melhor opção de material para os novos cartões.

Andreia Cardoso, Gestora de Inovação na INCM, explica que “o uso de materiais reciclados deve ser uma medida básica e obrigatória para a melhoria da qualidade ambiental. Este compromisso, juntamente com a quebra do ciclo de desperdício e aumento da reciclabilidade, terão um impacto ambiental inimaginável. Em relação ao futuro, é necessário continuar a olhar para todo o ciclo de vida dos materiais, e não apenas para uma das etapas ou apenas para o presente. Desenvolvimento sustentável significa preencher as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras, tendo sempre como pensamento primordial a natureza, os recursos naturais e as gerações futuras”. 

O PETG Reciclável é um tipo de poliéster que não liberta substâncias perigosas do início ao fim do seu ciclo de vida. O tipo de constituição permite que a sua reciclagem e incineração se realize sem emissão de gases nocivos.

Além disso é uma alternativa com eficiência energética: ao reciclar o plástico, 80% da energia total gasta na fabricação de novos produtos de plástico é economizada, bem como a redução da quantidade de plásticos virgens e consumo de água.