A Altri e a The Navigator Company foram distinguidas pelo trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade ambiental.

A Navigator foi distinguida internacionalmente pelo CDP (anteriormente conhecido como Carbon Disclosure Project) com o rating “A” num inquérito mundial, classificação alcançada por apenas 3% das empresas avaliadas em todo o mundo. A Altri foi distinguida pelo CDP – Disclosure, Insight, Action, com rating B no seu programa Alterações Climáticas, sendo que o score C constitui a média do setor de pasta e papel, e também o rating médio na Europa. 

O CDP reconheceu a atuação da Navigator, no último ano, na redução de emissões, pela diminuição dos riscos climáticos e pelo desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono, de acordo com os dados de 2019 divulgados pelo CDP.

Apesar das emissões de CO2 da Navigator representarem apenas cerca de 1% das emissões nacionais, sendo o maior exportador nacional em Valor Acrescentado, a Empresa comprometeu-se a reduzir em 15 anos, de 2050 para 2035, as metas de neutralidade carbónica, sendo a primeira a nível nacional e uma das primeiras a nível mundial a fazê-lo.

Altri floresta

A edição de 2020 foi a primeira em que a Altri participou. Entre os parâmetros avaliados pelo CDP, a Altri atinge a pontuação máxima nas iniciativas de monitorização e redução de emissões, classificando em B na generalidade dos parâmetros avaliados. 

“Estamos muito satisfeitos por assumirmos, no primeiro ano em que nos submetemos à avaliação do CDP um rating que coloca a Altri num lugar cimeiro em termos da estratégia de combate às alterações climáticas, acima do rating do seu setor a nível mundial e acima da média das empresas europeias. 

A Altri é hoje uma referência mundial e constitui um benchmark internacional no seu setor de atividade em áreas como a eficiência da gestão da água, na energia ou no controlo de emissões. O nosso compromisso passa por, muito proximamente, atingir níveis de excelência nas diversas áreas, contribuindo ativamente para o combate às alterações climáticas”, afirmou José de Pina, CEO da Altri SGPS. 

A Altri ocupa um lugar no top 10 de produtores de pasta mundiais, e faz produção de energia elétrica a partir de biomassa em Portugal. A estratégia florestal assenta no aproveitamento integral de todos os componentes disponibilizados pela floresta: pasta, licor negro e resíduos florestais. 

O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos, que organiza um sistema global de divulgação de informação ambiental. O CDP efetua uma avaliação independente dos planos e respetiva execução, tendo desenvolvido uma metodologia própria para o efeito.