A Xerox  e a Vortran Medical Technology aliaram-se para escalar a produção do ventilador descartável GO2Vent e o monitor de pressão das vias aéreas APM-Plus, para hospitais e unidades de resposta de emergência, para ajudar no combate à COVID-19.

As duas empresas esperam responder rapidamente à escassez de equipamentos, assumindo um fornecimento estável de peças essenciais. As empresas vão aumentar rapidamente a produção de cerca de 40 000 ventiladores em abril para entre 150 000 e 200 000 ventiladores por mês até junho. Juntas, a Xerox e a Vortran podem produzir até 1 milhão de ventiladores nos próximos meses.

Go2Vent

Embora o GO2Vent não seja um substituto para ventiladores encontrados em unidades de cuidados intensivos (ICUs), é amplamente utilizado em emergências, transporte inter-hospitalar e Ressonâncias Magnéticas. Dada a escassez de ventiladores de grau UCI, os profissionais médicos estão a utilizar ferramentas como esta para apoiar pacientes que ainda não precisam ou já não precisam de um dispositivo respiratório de nível UCI.

"As nossas mentes mais inteligentes reuniram-se (virtualmente) com as mentes mais inteligentes da Vortran e descobriram como produzir em massa esta tecnologia crítica", comentou John Visentin, vice-presidente e diretor executivo da Xerox. "Queremos ajudar a garantir que médicos, enfermeiros e paramédicos na linha da frente tenham os recursos necessários para ajudar o aumento do número de doentes com COVID-19."

A Xerox planeia fabricar os ventiladores aprovados pela FDA e dispositivos APM-Plus nas suas instalações de Rochester, em Nova Iorque, onde a empresa foi fundada e mantém uma grande presença. A Vortran continuará a fabricar ventiladores nas suas instalações atuais em Sacramento, na Califórnia.

O GO2Vent da Vortran foi concebido para uso de emergência, em desastres naturais e surtos de doenças. É um ventilador descartável e acionado a gás, que pode ser configurado em minutos e descartado após a utilização por um único paciente. Fornece suporte através de uma via aérea segura e pode ser operado com compressor, oxigénio ou ar com um mínimo de 10 litros por minuto de caudal.

O GO2Vent pode fornecer suporte ventilatório contínuo por um máximo de 30 dias e opera independentemente do APM-Plus da Vortran. O APM-Plus é um dispositivo portátil operado por bateria que se conecta a um GO2Vent e fornece uma monitorização melhorada do estado do paciente e dos principais parâmetros respiratórios.

Dada a necessidade de confirmar os principais fornecimentos, as empresas estão a avaliar ativamente a rapidez com que a produção pode aumentar para os dispositivos APM-Plus.

Além de aumentar a produção do GO2Vent e do APM-Plus, a Xerox e a Vortran esperam compilar e analisar dados e feedback dos profissionais de saúde, de forma a conceber e produzir modificações externas e em linha, que podem ser adicionadas ao GO2Vent para expandir as potenciais aplicações deste equipamento que salva vidas.

Tanto a Xerox como a Vortran vão distribuir os produtos.