A Intergraf, federação de associações da indústria gráfica, apelou às entidades europeias e nacionais, de cada país, que assegure as cadeias de fornecimento e alerta para os vários impactos que já se fazem sentir nas empresas do setor.

A associação teme que os controlos nas fronteiras possam vir a causar interrupção nas entregas das cadeias fornecedoras. A indústria gráfica, enquanto fornecedora de outros sectores económicos, poderá ter impacto nos mesmos e ser, em reverso, impactada também, diz a associação.

As empresas gráficas estão a ser fortemente afetadas pelo cancelamento de feiras/exposições ou reuniões e eventos. Há negócios cancelados à última da hora, pois não são produzidos materiais como folhetos, painéis para stands, cartazes, sinalética e outros materiais necessários nestes eventos.

Uma redução geral da economia europeia terá impacto na publicidade, porque, regra geral, é o primeiro sector a receber grandes cortes. A publicidade compõe cerca de 40% de todos os produtos impressos na Europa, por conseguinte, esta redução afetará profundamente todas as empresas de impressão, independentemente da sua especialização.

A queda das encomendas de catálogos de agências de viagens também já foi reportada. O mesmo é esperado para a procura de impressão de todas as indústrias relacionadas com o lazer (restaurantes, teatros, museus, concertos e outras atividades culturais, etc.). O bloqueio em diferentes países também tem um impacto direto na publicidade que é impressa e distribuída às famílias.

Há também preocupações sobre os impactos no transporte de mercadorias com o aumento do controlo fronteiriço na Europa.

No que diz respeito à situação ao nível dos trabalhadores, há menos recursos humanos devido a doença ou necessidade de acompanhamento de filhos menores. mão de obra. As empresas estão, por isso, a criar uma variedade de planos adicionais de backup ou planos de emergência.

Problemas de fornecimento

Existem preocupações quanto à possível escassez e/ou atrasos na oferta de papel. As empresas estão já a sinalizar escassez de inventário, e há fornecedores locais que reportam que a entrada de material para impressão pode demorar entre mês e meio a dois meses.

Tanto a China como a Itália são fornecedoras importantes do setor, tanto de papel como de películas utilizadas na impressão de embalagens, pelo que existem também preocupações de que as cadeias de fornecimento possam ser afetadas. Além disso, as empresas europeias de impressão dependem indiretamente da China para obter químicos utilizados nos processos de impressão, como é o caso de matérias-primas para a formulação de tintas e solventes.

As empresas de impressão que usam isopropanol (IPA) também reportam preocupações relativamente a este solvente, já que também é utilizado para a produção de gel desinfetante. Muitas empresas estão a deparar-se com menor disponibilidade ou aumento considerável de preço.

Embalagem

O álcool etílico é um material crítico para a produção de material de embalagem impresso e, por conseguinte, para a produção de embalagens alimentares. O álcool etílico é usado na impressão de flexografia em processos para diluir tintas e limpar máquinas. Também é usado para a produção de desinfetantes, cuja procura aumentou significativamente com a propagação do COVID-19, suscitando preocupações de escassez.

Enquanto o fornecimento de álcool etílico deve ser assegurado para fins sanitários, em particular em medicina, o seu abastecimento para a produção contínua de embalagens alimentares também deve estar disponível.

Sem embalagem, os alimentos não podem chegar ao consumidor final. Nestas circunstâncias excecionais, a prioridade é assegurar a continuidade das empresas para a oferta de bens de consumo que são vitais para a população. A comida é um deles. É fundamental que o fornecimento de alimentos à população europeia seja salvaguardado. Por conseguinte, deve evitar-se qualquer perturbação da cadeia de abastecimento.

A Intergraf juntamente com FTA Europa (Associação Europeia de Empresas de Flexografia) alerta, portanto, para a escassez de álcool etílico em certos países.