O grupo editorial Almedina decidiu redesenhar e otimizar os processos do seu Departamento de Planeamento e Compras (DPC) e escolheu uma empresa do grupo Sonae, a bizdirect, para atingir os objetivos.

Entre os objetivos estavam melhorar os processos de encomendas a fornecedores, tratamento de pedidos de cliente e devoluções a fornecedores, com o objetivo de os tornar mais ágeis e eficientes.

O projeto desenvolvido seguiu a abordagem de Business Process Optimization, que se baseia nos princípios e ferramentas da filosofia Lean (produção magra), reconhecidas mundialmente pelo impacto na eficiência das operações.

Esta materializa-se em sessões de mapeamento visual das atividades, presença no terreno do dia-a-dia das equipas e a compreensão das suas dinâmicas de gestão, resultando na enumeração de um conjunto de oportunidades e na definição das respetivas soluções.

A fase de apreciação terminou com a definição da visão futura dos processos, e a compilação de um roteiro de transformação para alcançar um aumento de performance sustentável.

Carolina Santiago, Edition and Production Director do Grupo Edições Almedina partilha que: “Foi com uma metodologia simples e eficaz, e num ambiente descontraído, mas muito profissional, que a Bizdirect contribuiu de forma fundamental para o redesenho dos processos de compras, tornando-os mais eficientes.

 O Grupo Almedina acredita que é com processos otimizados, desenhados com as pessoas e alinhados com o seu desígnio que vai conseguir tornar-se numa melhor organização. Agradecemos todo o apoio, visão e orientação que a Bizdirect, na pessoa do Paulo Azevedo, nos proporcionou durante esta viagem.”

Paulo Azevedo, Business Process Optimization Lead da Bizdirect comenta que: “Para a Bizdirect este é um caminho claro na transformação de qualquer organização que quer continuar a ter um serviço de excelência - isto é, a transformação pelos processos, envolvendo as pessoas. O Grupo Almedina partilha da mesma visão, e estamos assim muito satisfeitos que o nosso know-how e experiência em desafios semelhantes, aliados a um compromisso notável com a mudança da própria empresa, tenha contribuído para um diagnóstico de alto sucesso, revelando oportunidades de melhoria muito interessantes.”

Fundado em 1955, o grupo é constituído pelas Editoras Almedina: a Edições 70, Actual Editora, a chancela Minotauro, uma rede de 12 Livrarias e a Almedina Brasil.

As editoras do grupo Almedina posicionam-se sobretudo nas áreas do conhecimento técnico, não descurando a publicação de obras que contribuam para o pensamento crítico e reflexão.

A Edições Almedina é reconhecida nas edições jurídicas, assim como em áreas de medicina, psicologia, educação, economia e ciências exatas.

A par do negócio editorial, o grupo foi alargando a sua rede de livrarias, que foram surgindo junto aos principais polos académicos do país: Braga, Porto, Coimbra e Lisboa.

Atualmente existem onze livrarias físicas e uma livraria virtual, www.almedina.net, com uma oferta generalista.