Konica Minolta International University Contest

A iniciativa chega a Portugal pela primeira vez, pelas mãos da Konica Minolta. O International University Contest, uma competição para estudantes universitários, tem as inscrições abertas até ao dia 31 de janeiro de 2020.

Para participar, os estudantes devem formar uma equipa (3 a 5 membros) para identificar uma oportunidade onde a digitalização pode melhorar o quotidiano, inserida num dos três cenários do contexto académico: ciclo de vida do estudante, serviços académicos e vida no campus.

 “O International University Contest é uma iniciativa fundamental para nos aproximar do mundo académico, jovens talentos e das instituições de ensino a nível global. É, de facto, uma oportunidade única que possibilitamos aos estudantes universitários como às próprias instituições, já que permite conhecer pessoas de todo o mundo, partilhar experiências e as melhores práticas no contexto da transformação digital.

No momento em que a atração de talento é também um tema essencial para as empresas, nomeadamente as tecnológicas, projetos desta natureza permitem-nos estar próximo das gerações que estão prestes a entrar no mercado de trabalho”, comenta Carolina Afonso, diretora de Marketing da Konica Minolta.

A equipa deve propor uma nova solução tecnológica, incluindo a melhoria de processos entre os serviços administrativos e os alunos como, por exemplo, na fase de candidaturas.

Outro exemplo é a otimização da comunicação e da partilha de conteúdos entre os alunos e os professores ou um melhor acesso às iniciativas e aos projetos extra-curriculares.

Numa primeira fase são avaliados os projetos a nível nacional, por um júri composto por representantes das áreas das tecnologias da informação, marketing e negócios, que vão premiar o melhor grupo tendo em conta critérios como a inovação, os benefícios para a instituição e a exequabilidade da solução apresentada.

A Pedro Monteiro, Deputy Managing Director da Konica Minolta Portugal, juntam-se Rui Ventura, presidente da APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, e Gabriel Coimbra, Group Vice President & Country Manager do IDC Portugal.

A melhor equipa de Portugal vai juntar-se aos vencedores dos outros países em Amesterdão, onde vão visitar um dos cinco Business Innovation Centers da Konica Minolta, concorrer para o prémio internacional, e ainda fazer networking com outros estudantes e gestores da Konica Minolta.

Em Portugal, os interessados devem contactar a Konica Minolta, através do seguinte endereço de e-mail, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O grande prémio consiste numa viagem de quatro dias a Nova Iorque, que inclui a visita à sede local da Konica Minolta.

Na edição anterior do International University Contest da Konica Minolta participaram 15 equipas de 11 universidades, de 5 países, sendo vencedora a equipa do Sudão.