Heidelberg Innovation Center Ink Lab

O jornal de negócios alemão Handelsblatt elaborou um ranking de inovação onde a Heidelberg se posiciona como a 23.ª mais inovadora do país e a 325.ª no mundo.

Os critérios de avaliação incluem o número de patentes relevantes que uma empresa solicita por um longo período. A relevância e o valor da patente são decididos de acordo com a sua contribuição para a digitalização e/ou envolvimento no sector digital, especialmente na interface entre as tecnologias analógica e digital.

Nesta base, a consultora suíça EconSight elaborou uma lista das 100 empresas líderes para a Handelsblatt. Segundo o jornal, estas empresas têm excelentes capacidades para liderar, nos próximos anos, o caminho da inovação.

Handelsblatt cita o director-geral da EconSight, Kai Gramke, dizendo: “Atualmente, vemos avanços em empresas que se destacam pela combinação de inovações digitais com tecnologias estabelecidas como as mais significativas economicamente”.

Por sua, Rainer Hundsdörfer, CEO da Heidelberg afirma: “O ranking de inovação de 2019 destaca a nossa liderança tecnológica no que diz respeito à digitalização da indústria gráfica. Também confirma que estamos no caminho certo com a transformação digital da Heidelberg”.

Intellistart: exemplo de combinação das tecnologias analógicas e digitais

De acordo com o Handelsblatt, a regra básica da inovação passa por desenvolver os produtos apropriados para as necessidades do cliente. O departamento de gestão da inovação da Heidelberg opera nesse sentido, focado na digitalização de todos os processos de agregação de valor numa gráfica, com o objetivo de aumentar a rentabilidade dos clientes e, consequentemente, da própria empresa.

Um exemplo disso é o desenvolvimento do Smart Print Shop e a impressão autónoma que requer apenas que os operadores intervenham caso ocorra um problema.

Press Center Intellistart

Uma das principais patentes mantidas pela Heidelberg que contribui para este desenvolvimento está relacionado com a otimização da mudança automática de trabalhos nas máquinas de impressão offset como parte do sistema Intellistart. O software otimiza automaticamente as alterações com base nos parâmetros do trabalho.

O Intellistart garante, também, a implementação automática do processo, com otimização de tempo e orienta os operadores pelo sistema.

Liderança em pedidos de patentes

Todos os anos, a Heidelberg solicita cerca de 80 patentes prioritárias (pedidos originais de um item) e envia cerca de 220 pedidos subsequentes. Cerca de 60% deles referem-se a inovações digitais. Isto faz com que a Heidelberg tenha um total de, aproximadamente, 3400 patentes.

“Como mostra claramente o ranking de inovação de 2019, a indústria da impressão é tudo menos parte da 'velha economia' - possui um grande número de mentes criativas que estão a conseguir transformar ideias em inovações que têm o potencial de salvaguardar o futuro do sector num mundo digital”, acrescenta Hundsdörfer.