Designed by Jannoon028 / Freepik

A leitura em papel ajuda os leitores com a capacidade cognitiva, concentração, retenção, construção de vocabulário e memória, revela um novo estudo, que contou com a participação de 170 000 pessoas.

Apesar do aumento na popularidade de dispositivos móveis e e-readers nos últimos anos, a pesquisa confirma que a compreensão de textos informativos de forma longa é mais forte através da leitura em papel.

A Intergraf e o Conselho de Administração do Fórum Mundial WAN-IFRA apelaram à Comissão Europeia para que reconheça as vantagens da impressão para permitir o desenvolvimento de um pensamento crítico.

A leitura impressa, especialmente quando se trata do conteúdo de jornais e revistas, é essencial para os cidadãos europeus, pelo que são capazes de compreender e formar opiniões sobre a situação política, económica e social no mundo.

Ambas as associações aconselham fortemente que o conteúdo disponibilizado por jornais e revistas continue a ser publicado impresso, e que os materiais impressos sejam promovidos em escolas e outros ambientes educacionais.