Portugal em selos 2019

O mais antigo livro do mundo com selos dentro, editado de forma recorrente, acaba de ganhar uma nova edição.

O “Portugal em Selos 2019” convida os leitores a realizar uma viagem através pelo património natural e cultural, e traz inovações em termos de filatelia, como a emissão de selos em tecido ou com luz Led.

Publicado desde 1983, já se tornou num dos emblemas da filatelia. Da autoria de Jorge Martins e traduzido por José Manuel Godinho, o livro mostra, no capítulo das “Crónicas Antiquíssimas”, a série de selos dedicada aos 500 anos do Correio, lançada no Dia Mundial dos Correios.

A emissão é composta por quatro selos e um bloco filatélico com um selo, com a evolução dos logotipos dos Correios entre 1880 até à atualidade.

Nesse mesmo capítulo, entre outras emissões, está presente a emissão conjunta Portugal-Espanha, do V Centenário da Expedição Fernão Magalhães, uma celebração em selos da Primeira Circum-Navegação, iniciada em 1519 e concluída em 1522.

No capítulo “Livro de Linhagens” destacamos a emissão dos 150 Anos do nascimento de Gandhi, com um bloco filatélico em khadi, o tecido artesanal de fibra natural que Mahatma Gandhi fiava na sua charkha e usava para se vestir, sendo Portugal e a Índia os únicos países do mundo que decidiram utilizar este tipo de material na impressão de selos. Também neste capítulo e como comemoração dos 150 anos do nascimento de Calouste Gulbenkian, apresenta-se a emissão Conjunta Portugal-Arménia.

O capítulo “Crónicas do Quotidiano” aborda diversas emissões, entre elas os Trajes Mediterrâneos das ceifeiras e pastores alentejanos e das salineiras e pescadores do algarve; a saga Harry Potter está também inserida neste capítulo, numa parceria com a Warner Bros. Consumer Products.

Por fim, no capítulo “Livro de Memórias”, o livro relembra os 150 anos da abolição da escravatura em Portugal devido ao Decreto de 25 de fevereiro de 1869. Foi o culminar de um processo legislativo, iniciado em 1858, que visava a extinção do estado de escravidão de seres humanos em Portugal, e que teve em Sá da Bandeira o seu principal obreiro.

Também neste capítulo está a emissão Natal que, para além dos selos dos Reis Magos, contém um bloco filatélico com uma particularidade única no mundo o selo do bloco, tem luz led, na estrela-guia, onde está inserido um díodo emissor de luz que é ativado através de um telemóvel com tecnologia NFC.

Além das emissões mencionadas existem muitas outras para descobrir. Com uma tiragem limitada a 7000 exemplares numerados, a edição bilingue contém uma prova de cor da emissão “D. Maria II – 200 Anos do Nascimento”, 87 selos, 18 blocos e 1 folha miniatura, no valor de 102,51€.