Manuais Escolares Designed by Freepik

O portal OLX revelou que houve uma diminuição de 61% na procura por manuais escolares em 2019.

A plataforma de e-commerce revela ainda que o número de anúncios colocados nesta categoria decresceu 22% em relação ao ano passado.

“Este estudo apenas confirma algo que se previa desde a entrada em vigor do decreto-lei que tornou gratuitos os manuais escolares para praticamente todos os alunos do ensino obrigatório. O OLX era uma das principais alternativas para as famílias que queriam poupar algum dinheiro na aquisição destes produtos, mas agora, com a gratuitidade dos mesmos, é natural que a procura tenha uma quebra acentuada.

O que acaba por ser impressionante é que, apesar desta condicionante óbvia, ainda continuamos a registar números muito interessantes, tanto ao nível da oferta como da procura, nesta categoria, sobretudo nos grandes centros urbanos”, analisa Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX em Portugal.

Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos do país com registos mais elevados nesta categoria e Castelo Branco, Beja e Portalegre formam o Top 3 das regiões com menos procura em 2019.

O portal de anúncios classificados revela ainda que julho, agosto e setembro são os meses fortes para o comércio nestas categorias.