Greve anunciada na Navigator

Foi emitido um aviso prévio de greve de três dias, com início a 13 de novembro, por parte dos trabalhadores da The Navigator Company.

O grupo comunicou que não reconhece a justificação para a mesma, uma vez que implementou a redução de horário de trabalho e atribuiu vários prémios de performance.

A The Navigator Company reduziu o horário de trabalho de 40 para 39 horas semanais em 2019 e para 38 horas semanais a partir de 2020.

Refere ainda que garantiu o fundo de pensões a todos os seus colaboradores e atribuiu, nos últimos 5 anos, prémios de performance que totalizaram mais de 80 milhões de euros, tendo 58% dos colaboradores sido promovidos em termos de progressão de carreira nos últimos quatro anos.

Só em 2019, foram distribuídos prémios de desempenho no valor de € 23 milhões aos cerca de 3.200 colaboradores.

Os custos anuais com os colaboradores foram aumentados em cerca de um milhão de euros. A atualização salarial sofreu aumentos entre 1,5% e 2%, com a companhia a pagar um salário médio 2,5 vezes superior à média nacional.

“Foram ainda atualizados o subsídio mensal de alimentação (7,85 euros), o subsídio de infantário até aos 12 meses (70 euros) e o subsídio mensal de apoio especial aos filhos dos trabalhadores portadores de deficiência (100 euros).

Além desta atualização salarial, a The Navigator Company aumentou, também, o subsídio anual de livros para os filhos de todos os trabalhadores, entre o 1º ciclo e o Ensino Superior, cujos valores se situam agora entre os 95 euros e os 340 euros, incrementando, também, para 500 euros, o valor da Bolsa de Estudo anual atribuída aos filhos que melhor desempenho escolar obtenham”, refere a empresa em comunicado.

A The Navigator Company faz ainda o pagamento de 11 feriados à taxa horária de 240%, independente da realização ou não de trabalho, além de conceder seguro de vida, seguro de saúde e fundo de pensões.

Nos últimos 5 anos, a companhia refere ter investido mais de 500 milhões de euros em Portugal e ter aumentado o efetivo em 620 novos colaboradores.