No mercado de impressão moderno, uma das principais formas de manter-se competitivo é através da valorização. Seja através de aplicações criativas, efeitos especiais ou simplesmente através de níveis ultra-elevados de qualidade, numa altura em que os consumidores atingem novos níveis de saturação digital, a impressão oferece oportunidades mais direcionadas e de elevado valor.
Artigo da autoria de Taro Aoki, Responsável pelas soluções de impressão digital da EMEA na Fujifilm EuropeAté recentemente, a qualidade excecional e os níveis razoáveis de produtividade exigiam uma impressão offset. Os campos em que a impressão digital se equipara agora à solução offset, seja em termos de qualidade como de operacionalidade, abrem todo um leque de oportunidades de impressão personalizada, enquanto a redução global nos volumes de impressão significa que estas aplicações de valor acrescentado tornam-se cada vez mais apelativas e são as que apresentam uma maior probabilidade de oferecer um excelente retorno sobre o investimento. Consequentemente, muitos clientes começam a mudar dos processos de impressão digital para a solução digital.
Na Fujifilm, o nosso foco está em garantir que ajudamos os nossos clientes em todo o setor de atividade a manterem-se competitivos como sempre, quaisquer que sejam os respetivos requisitos. O nosso portefólio abrange todo o mercado, do analógico ao digital, por isso estabelecemos parcerias com empresas de impressão em todas as etapas do seu trajeto de impressão digital, desde aquelas que ainda não fizeram o seu primeiro investimento em impressão digital, até às empresas que já abandonaram completamente o processo analógico.
Neste artigo, analiso mais especificamente a forma como as duas principais tecnologias de impressão digital – jato de tinta e toner – conseguem responder às exigências do mercado, tanto hoje como no futuro.
A Fujifilm tem sido pioneira em ambas as tecnologias há muitos anos, com múltiplas soluções para impressão de grande formato, comercial e agora de embalagens.
Para as empresas de impressão comercial que mudam o trabalho do offset para o digital, tanto as tecnologias de jato de tinta como de toner fornecem soluções, cada uma com suas próprias vantagens. Ambas oferecem uma oportunidade única de superar tudo o que foi possível de alcançar com a solução offset, bem como de produzir impressões de alto valor e pequena tiragem para visar novas e valiosas oportunidades de negócio.
A Fujifilm tem sido pioneira na tecnologia de jato de tinta desde a década de 1990 e, na Jet Press 750S modelo High Speed, estabeleceu um novo padrão de qualidade de impressão para aplicações de impressão comercial e de cartão dobrável, alcançado com as nossas tecnologias inovadoras de jato de tinta. A impressora é um dos exemplos mais poderosos e reconhecidos pela indústria da nossa busca incansável de níveis ultra elevados de qualidade e produtividade, capazes não só de replicar, mas também exceder a qualidade do offset.
A impressionante qualidade que pode ser conseguida com a Jet Press 750S é proporcionada pela sua nova geração de cabeças de impressão Samba topo de gama e pelas tintas VIVIDIA de elevado desempenho que foram meticulosamente desenvolvidas para as acompanhar. Com oferta de um desempenho consistente na mais ampla gama de papel offset padrão, a impressora consegue oferecer uma qualidade impressionante.
Igualmente vital é a gama de cores melhorada – que designamos de MaxGamut – que permite às gráficas reproduzirem mais cores diretas e produzirem impressões mais vibrantes que com apenas quatro tintas CMYK, sem terem de adicionar ou trocar tintas especiais para aumentar a cor.
No entanto, não se trata apenas da qualidade. A Jet Press mistura o melhor do antigo e do novo, aumentando os períodos de operacionalidade comparativamente a uma impressora offset tradicional e permitindo imprimir em stocks offset standard e encaixar-se na perfeição nos atuais fluxos de trabalho de elevada produtividade.
Quer se trate de uma produção altamente eficiente, uma impressão de valor acrescentado ou ambas, a Jet Press imprime de forma consistente, ao mesmo tempo que ostenta credenciais de sustentabilidade que ajudam as gráficas a cumprirem as suas responsabilidades regulamentares e a avançar rumo a uma economia mais circular.
Muitos pensam que as tecnologias de toner estabilizaram e que o custo é o único elemento de diferenciação, no entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade. A Fujifilm tem uma herança na tecnologia de toner que remonta a décadas e aconteceram enormes avanços nos últimos anos. A qualidade também é agora comparável ao offset e está mais acessível do que nunca, tornando-se cada vez mais a solução ideal para trabalhos com tiragens ultra reduzidas. Além disso, os mais recentes desenvolvimentos em tecnologias de toner permitem reproduzir uma vasta gama de cores e efeitos criativos que anteriormente só eram possíveis com o offset.
Em particular, a gama Revoria de impressoras de toner da Fujifilm oferece novas oportunidades ao oferecer uma gama de cores e efeitos especiais, incluindo tinta metálica, branca, transparente e rosa. Com seis canais de cor e até dez cores à escolha, a Revoria PC1120 oferece aos designers e marcas a liberdade de criar impressões de elevado valor utilizando cores especiais em tiragens de curta ou média dimensão. Com metalizados prateados e dourados, branco e cores e efeitos especiais disponíveis, os designers podem responder às exigências de marcas de luxo que procuram material de impressão de valor acrescentado que represente o valor da sua marca.
A qualidade de impressão produzida pela gama Revoria, tanto a cores como a preto e branco, foi possível graças a uma série de tecnologias avançadas, mas, em particular, o toner EA Eco da Fujifilm tem tamanhos de partículas de toner incrivelmente pequenos para permitir gradações suaves e linhas e texto ultra finos. A versatilidade oferecida, incluindo a gama de substratos com que pode trabalhar, representa igualmente um passo em frente em termos do que seria de esperar de uma impressora de toner.
Finalmente, as soluções de impressão da Fujifilm, impulsionadas pelas barras de impressão Samba líderes do setor, permitem que a impressão de jato de tinta digital seja diretamente integrada nas linhas de produção analógica existentes para uma ampla gama de aplicações industriais.
A Fujifilm é única na medida em que é uma empresa que desenvolveu as suas próprias tecnologias de jato de tinta líderes da indústria, tendo acrescentado a capacidade de integrar estas tecnologias nos processos existentes. Isto significa que a Fujifilm consegue, portanto, fornecer todos os componentes necessários para integrar com sucesso uma solução digital numa linha de produção existente, incluindo: cabeça de impressão e design de barra de impressão; tintas e substratos; componentes eletrónicos e software; sistemas de impressão; bem como sistemas de transporte web e de folha.
A Fujifilm oferece agora uma série de configurações escaláveis da barra de impressão, que, quando combinadas com tecnologias de tinta UV ou aquosa, resultam nas melhores soluções de impressão da sua classe. Estas soluções de impressão permitem que muitas aplicações diferentes sejam otimizadas pelo jato de tinta digital, desde aplicações de correio direto e transacionais em impressão comercial, até processos de rotulagem, embalagem e produção industrial.
Perspetivas futuras
Frequentemente, não existe uma solução única que se encaixe no modelo de negócios de um cliente, sendo uma combinação que oferece o maior valor para os clientes que procuram posicionar-se na linha da frente.
O cliente alemão da Fujifilm, Wegner GmbH, é um exemplo de cliente que maximiza as tecnologias de jato de tinta digital e toner. Tendo investido tanto na Jet Press 750S como na Revoria Press PC1120, a empresa consegue fornecer soluções de alta qualidade a uma série de clientes que satisfazem as exigências individuais de cada projeto. Recentemente, a Wegner produziu um livro de capa dura de alta qualidade para a fotógrafa Gisela Schäper, para acompanhar uma exposição exclusiva que não foi possível imprimir através da solução offset. Depois de recorrer à Wegner, o livro foi impresso usando a combinação da Jet Press 750S e Revoria PC1120, com a qualidade de impressão produzida por ambas as impressoras, e a capacidade desta última de imprimir a capa em formato de faixa com efeitos e adornos únicos, superando as suas expectativas.
A longo prazo, todas as empresas de impressão, independentemente da sua dimensão, beneficiarão da produção de aplicações de valor acrescentado, trabalhando proativamente em parceria com os seus clientes. As que não o conseguirem fazer arriscam-se a serem excluídas do mercado; mas para aquelas que realmente consigam aproveitar a oportunidade, as recompensas podem superar em muito a mera sobrevivência. Em última análise, tanto as tecnologias de jato de tinta como de toner têm um papel a desempenhar na satisfação das necessidades dinâmicas e em mudança do mercado, e as gráficas podem ter a certeza de que, seja qual for a tecnologia, a Fujifilm estará presente no futuro como um parceiro de confiança a longo prazo.