Medidas de sustentabilidade

Os três R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar são o lema para a estratégia de sustentabilidade da cadeia de supermercados Aldi, que divulgou recentemente algumas medidas concretas.

Para implementar as medidas, a cadeia retalhista tem realizado ações de sensibilização interma junto dos colaboradores, e externa, junto dos clientes. A Responsável pelo Departamento de Vendas da ALDI Portugal, Filipa Costa, afirma que “É o nosso objetivo sensibilizar os nossos clientes para soluções reutilizáveis, reduzir resíduos e proteger, de forma sustentável, o ambiente. Para tal, cada um de nós tem de dar o seu contributo”.

Algumas das medidas passam pela oferta de alternativas sustentáveis aos sacos de compra habituais e pela colocação de pictogramas nas embalagens, com o objetivo de ajudar o consumidor a reciclar corretamente as embalagens.

Temos estado a trabalhar, em conjunto com os nossos fornecedores, na redução das embalagens para frutas e legumes e em substituir as mesmas por materiais mais sustentáveis. Na otimização da conceção destas embalagens consideramos aspetos ambientais como a quantidade dos materiais utilizados, a percentagem de material reciclado, a reciclabilidade, a pegada de carbono e a redução de materiais de origem fóssil”, refere a marca.

“Evitar e reduzir resíduos é um pilar importante do nosso desenvolvimento sustentável. Na maioria dos casos, as embalagens são indispensáveis para garantir a segurança e a qualidade do produto e não podem ser completamente evitadas. O nosso objetivo principal é reduzir os materiais utilizados nas embalagens e melhorar a sustentabilidade ambiental das embalagens das nossas marcas próprias, inclusive a reciclabilidade das mesmas. Para o efeito, estamos em diálogo com os nossos fornecedores e diferentes especialistas e técnicos” explica Elke Muranyi, a Manager de Corporate Responsability da ALDI Portugal.

Atualmente, a empresa utiliza cintas de borracha reutilizáveis para acondicionar a mercadoria, no seu processo logístico, para reduzir a utilização de filme plástico e, no início do ano de 2018, definiu a utilização exclusiva de matérias-primas provenientes de um cultivo sustentável ou materiais reciclados em todos os artigos de madeira e nas embalagens de cartão e papel.