fbpx

O fotógrafo da Afp, Yasuyoshi Chiba, conquistou o World Press Photo 2020. A foto de “Straight Voice”, eleita a melhor fotografia do ano pelo júri, mostra um jovem iluminado por telemóveis a recitar um poema entre manifestantes, a exigir um governo civil em Cartum, no Sudão. A foto também ganhou o primeiro lugar na categoria “General News – Singles”.

Straight Voice

“Este é o prémio de maior prestígio no mundo do fotojornalismo profissional. Estou encantado por estar entre os fotógrafos premiados. Estou também muito satisfeito por apoiar o povo sudanês na sua luta pela verdadeira democracia. A imagem expressa a paixão e entusiasmo dos manifestantes. Senti-me como se eu fosse um deles. Testemunhei a vontade inabalável do povo, que não podia ser extinta pela violência. Fico feliz por ter estado ali nesse dia, porque foi um golpe de sorte. Esta fotografia é o resultado do trabalho de toda a nossa equipa. O Sudão é um lugar difícil de cobrir e, sem a ajuda do escritório local da AFP, eu não poderia ter feito este trabalho”, declarou Yasuyoshi Chiba.

Yasuyoshi Chiba

Fotógrafo japonês baseado em Nairóbi desde 2016, Yasuyoshi Chiba estudou fotografia e holografia em Tóquio. Começou a sua carreira no diário Asahi Shibum e tornou-se fotógrafo freelance quando se mudou para o Quénia, em 2007, onde cobriu a onda de violência após as eleições presidenciais no país. Em 2011, foi contratado pela Agência e integrou a equipa em São Paulo, mudando-se para o Rio de Janeiro em 2013.

“Ficamos orgulhosos por termos ganho mais uma vez este prestigioso prémio. O excelente trabalho de Chiba reflete o seu talento, coragem, trabalho árduo e profissionalismo. Este prémio é uma prova do compromisso permanente da AFP em cobrir histórias de locais difíceis como o Sudão e homenageia nossa inigualável rede de fotógrafos na África. Estamos também muito felizes pelo fato de o júri ter reconhecido a importância da nossa reportagem sobre as manifestações em Hong Kong, bem como a nossa cobertura desportiva e do meio ambiente”, disse Phil Chetwynd, diretor de notícias da AFP.

 

Para conhecer todos os vencedores desta edição, visite https://www.worldpressphoto.org/collection/photocontest/winners/2020.