Pantone color of the year 2020

O PANTONE 19-4052 - Classic Blue foi anunciado como a cor para 2020. A Pantone refere que se trata de um tom intemporal e duradouro, elegante na sua simplicidade.

"Estamos a viver um tempo que requer confiança e fé. É este tipo de constância e confiança que é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma tonalidade azul sólida em que podemos sempre confiar", disse Leatrice Eiseman, Diretor Executivo do Pantone Color Institute.

"Imbuído de uma ressonância profunda, o PANTONE 19-4052 Classic Blue fornece uma ancoragem. Uma evocação do azul sem limites do vasto e infinito céu noturno, o PANTONE 19-4052 Classic Blue encoraja a olhar além do óbvio para expandir o pensamento; desafiar-nos a pensar mais profundamente, aumentar a nossa perspetiva e abrir o fluxo de comunicação."

O tom, diz a Pantone, traz uma sensação de paz e tranquilidade para o espírito humano, oferecendo refúgio. Ajuda a concentração e traz clareza.


"A Pantone Color of the Year destaca a relação entre as tendências de cor e o que está a acontecer na cultura global num momento no tempo, uma cor que reflete o que os indivíduos sentem que precisam e que essa cor pode esperar responder", acrescentou Laurie Pressman, Vice-Presidente do Pantone Color Institute.

"Como a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma crítica de comunicação, e uma maneira de expressar e afetar ideias e emoções, designers e marcas devem sentir-se inspirados a usar a cor para se envolver e conectar. A seleção Pantone Color of the Year fornece direção estratégica para o mundo da tendência e do design, refletindo o trabalho durante todo o ano do Pantone Color Institute fazendo o mesmo para designers e marcas."

 

A Pantone também vai lançar coleções de edição limitada dos Guias de cores Pantone para moda, casa e interiores como itens de colecionador para designers, para ajudá-los a integrar melhor o Classic Blue em o fluxo de trabalho, assim como para e estabelecer a conexão entre a inspiração que o a cor do ano oferece e a capacidade e consistência de cores que os padrões garantem.

Os guias apresentarão uma capa especializada da cor do ano, incluindo mensagens sobre o Classic Blue.

Design Gráfico e Embalagem
Por causa da relação PANTONE 19-4052 Classic Blue com o céu ao entardecer, algo que vemos todos os dias, mantém uma perceção de fiabilidade e constância. Uma cor a que respondemos visceralmente, é um tom ideal para muitas aplicações de design gráfico. Isto é especialmente verdadeiro para embalagens onde transmite a mensagem de honestidade, credibilidade e fiabilidade.

Forma

Este tom âncora permite misturas de cores em todo o espectro, bem como fazer uma declaração forte por conta própria. Emblemático do património, mas ao mesmo tempo altamente contemporâneo e versátil, o PANTONE 19-4052 Classic Blue assume aparições distintas através da aplicação para diferentes materiais, acabamentos e texturas de metálicos cintilantes, brilhos e materiais com alta tecnologia.

Cosmética
Na expressão pessoal, PANTONE 19-4052 Classic Blue faz uma declaração dramática para os olhos, unhas e cabelos em uma variedade de acabamentos de glitter e glam ou fosco empoeirado.

Home Décor
Criando uma base estável a partir da qual construir, o PANTONE 19-4052 Classic Blue injeta confiança criativa em interiores, transformando um espaço através de combinações de cores únicas e declarações tonais. Facilmente aplicado em tantos materiais diferentes, texturas e acabamentos, é um azul que expressa tradição e elegância, bem como ousadia inesperada.

Alimentos e Bebidas
Alimentos e bebidas azuis são ricos em antocianinas. Com esta relação com o bem-estar e autocuidado estes alimentos azuis ajudam a construir uma base sólida, atuando como uma forma de proteção para uma boa saúde. Além dos benefícios naturais para a saúde, também trazem estilo e sofisticação para a mesa.