Prémio de literatura infantil
 
Texto e ilustração vão estar a concurso no Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, cujas inscrições abrem hoje e decorrem até 2 de abril, dia em que se assinala o Dia Internacional do Livro Infantil. O Pingo Doce vai atribuir 50 mil euros, repartidos igualmente entre o autor e o ilustrador vencedores.

No concurso, podem participar cidadãos com nacionalidade portuguesa, residentes em Portugal e com idade mínima de 16 anos, que não tenham livros publicados. Depois de selecionado o vencedor de texto, que será anunciado no dia 5 de maio, começa a fase de candidaturas de ilustração, no dia 13 de maio. Este ano, os Júris poderão selecionar um conjunto de obras, até ao limite de cinco que, não sendo vencedoras, justifiquem uma menção honrosa.
 
“Para o Pingo Doce, é um enorme orgulho lançar mais uma edição deste concurso, que representa uma das iniciativas do Pingo Doce para fomentar o gosto pela leitura entre os mais novos, em linha com um dos nossos eixos de Responsabilidade Social, a promoção da literacia infantil”. Maria João Coelho, directora de marketing do Pingo Doce.
 
Os textos recebidos serão avaliados pelo painel de jurados composto por Mário Cordeiro, Laurinda Alves, Leonor Riscado e Rosário Alçada Araújo e Sara Miranda, representante da Jerónimo Martins.
 
O livro resultante das duas obras vencedoras será lançado em novembro, nas mais de 400 lojas Pingo Doce espalhadas por todo o país.
 
Desde o lançamento do Prémio, foram recebidas mais de 9500 candidaturas, dez novos talentos foram revelados e mais de 87 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil estão hoje nas mãos de milhares de crianças.

O livro vencedor no ano passado, “O Narciso com Pelos no Nariz”, já conta com mais de 12 mil exemplares, tendo recebido a recomendação do Plano Nacional de Leitura.
 
O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, lançado em 2014, é uma iniciativa anual, de âmbito nacional, que procura estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, premiando obras originais, de autores sem livros publicados, que estimulem o gosto pela leitura das crianças.

O Regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas no site do Pingo Doce.