Adira Metal Forming Solutions, de Vila Nova de Gaia, anunciou o lançamento da AC210, uma impressora 3D para impressão de metal. Com utilização da tecnologia laser Powder Bed Fusion, a máquina imprime em 1mX1mX0,5m.  

A AC210 destina-se a aplicações industriais, para indústrias como a aeronáutica e espacial, os sectores de energia, a indústria automóvel, entre outras, permitindo a criação de protótipos e peças únicas para eliminar acumulação de stocks, assim como a capacidade de realização de geometrias impossíveis de concretizar noutros processos de fabrico. Graças a um sistema de múltiplos lasers, promete aumentar a velocidade de processamento até cinco vezes.  

Adira AC 210

O sistema fechado de circulação de pó com mesa de impressão permutável e raspador independente são a base de trabalho para a acção dos cinco lasers que dão forma e corpo à peça em metal.

Todas as operações de gestão de pó em AddCreator são automatizadas num sistema de ciclo fechado, no qual funções como peneirar, armazenar, transportar, dosear e voltar a revestir são todas totalmente automatizadas. As operações de gestão do pó são monitorizadas em tempo real, o que permite um diagnóstico fácil pelo operador da máquina. 

A Adira Metal Forming Solutions pretende comercializar a solução em Portugal e em vários mercados de exportação.  A empresa, com mais de 60 anos enquanto fabricante e fornecedor global de soluções de engenharia, integra a Sonae Capital desde 2017, e destaca-se na produção de quinadoras hidráulicas, elétricas e híbridas, guilhotinas e células robotizadas e em fabricação aditiva de grandes dimensões.