Domino N610i e ABG hybrid

À medida que se aproxima a Labelexpo, que decorre em Bruxelas entre 24 e 27 de setembro, os fornecedores começam a revelar os seus planos. A Domino não é excepção. A fabricante vai fazer demonstrações da impressora digital híbrida N610i com a linha de conversão Digicon Series 3.

Philip Easton, diretor da Domino Digital Printing Solutions defende: "debate-se atualmente sobre a melhor forma de um conversor de etiquetas utilizar tecnologia digital, seja como impressora independente com acabamento em separado, junto à linha, com acabamento na linha ou na forma de impressora digital híbrida. Embora o perfil do trabalho seja um fator importante na decisão do que é melhor utilizar, notamos uma tendência crescente para os híbridos.

Passámos muito tempo a falar com os nossos clientes para compreender as tendências do mercado e as suas necessidades. As nossas conclusões foram: tiragens muito curtas combinadas com uma maior produção de etiquetas just-in-time, eliminando congestionamentos na fase de acabamento e reduzindo o desperdício em termos de custos e sustentabilidade".

Domino N610i

As apresentações têm como objetivo demonstrar, num único processo, o acabamento, corte, inspeção e rebobinagem de torre a produção de três trabalhos diferentes com um total de dez mudanças de unidades de stock, três mudanças de corte, mudança de película e mudanças de verniz, com o resultado final completamente produzido e empacotado, pronto para expedição em menos de 20 minutos.

Philip continua, "Queremos mostrar aos conversores de etiquetas que podem oferecer encomendas com quantidades mínimas muito reduzidas, tempos de entrega verdadeiramente curtos, mas com o mínimo de desperdício e de tempo de conclusão, possibilitando qualidade e serviço verdadeiramente diferenciadores. Como vantagem competitiva, os conversores devem oferecer esta solução de forma proativa, com tempos de entrega mais curtos, tiragens mais pequenas e económicas e menos desperdício".

As principais funcionalidades da linha de nova geração incluem a tecnologia inteligente da Domino i-Tech WebRev com função de fita invertida que, quando combinada com os buffers Digicon 3 da AB Graphic, consegue inverter a fita automaticamente. Na troca de superfícies, permite que o fim de um trabalho de produção e o início do seguinte sejam processados ao mesmo tempo. O desperdício de material, mesmo com a mudança de superfícies, a mudança de tinta e a mudança de verniz, é de menos de 7 metros, o que será demonstrado na Labelexpo.

Com o recurso ao rebobinador de torre da AB Graphic, o processo único integrado pega numa fita não impressa e transforma-a em rolos acabados, prontos para enviar. Além de reduzir o tempo de produção, esta solução elimina ainda o desperdício normalmente associado aos processos em separado.

O resultado é um tempo mínimo de produção de vários trabalhos com tiragens curtas e custos mais baixos, permitindo tempos de entrega just-in-time e menos desperdício, o que se reflete num menor impacto no ambiente.

Outras demonstrações planeadas incluirão a impressora de etiquetas digital N610i no formato bobina-bobina, o embelezamento digital da K600i, incluindo a impressão digital de verniz e transferência digital a frio, bem como a impressão de dados variáveis na impressora monocromática a alta velocidade.