neonyt
 
Há várias empresas portuguesas a participar na Neonyt Berlin, que decorreu de 15 a 17 de Janeiro de 2019 no edifício Kraftwerk. A Neonyt Berlin representa o único evento europeu dedicado exclusivamente à moda ética e sustentável.

Os critérios de seleção para a participação são elevados. A sustentabilidade é um requisito fundamental e, de acordo acordo com a política de sustentabilidade que a Messe Frankfurt desenvolveu em conjunto com a Get Changed! pelo menos 70% dos artigos têm de obedecer a esses critérios.

Marcas de vestuário, de calçado, acessórios sustentáveis e artigos de beleza amigos do ambiente integram o certame cujo tema dominante é a moda. A feira divide-se, tal como na edição anterior, em seis segmentos: Greenshowroom, Moderncasual, Urbanvibe, Knowledge Lounge, Craft e Beauty.

A Neonyt Berlin conta também com outros pontos de interesse, como as conferências #Fashiontech e Fashionsustain, com a primeira a incidir sobre soluções digitais para o marketing e o retalho e a segunda a falar sobre a circularidade e as inovações sustentáveis.

O Citeve terá a seu cargo uma das sessões da Fashionsustain. Com o título “A circular way. The Portuguese Approach”, Ana Silva, da Tintex, Braz Costa e Maria José Carvalho, do Citeve, apresentam e discutem o tema da circularidade em Portugal.

A completar a presença portuguesa, a Associação Selectiva Moda e o Citeve levam a Berlim a mostra especial “Green Circle”, uma apresentação de moda sustentável com curadoria de Paulo Gomes e que foi pela primeira vez apresentada ao público na última edição do Modtíssimo.

Durante a exposição destacam-se também dois eventos relevantes, o Prepeek, um evento direccionado para a comunidade online, e o Neonyt Fashion Show, o desfile de moda sustentável e inovadora.


As empresas nacionais

Na edição de Janeiro de 2019 da Neonyt Berlin estão confirmadas nove marcas portuguesas para além da mostra Green Circle, uma iniciativa do Citeve em parceria com a Associação Selectiva Moda.

A título individual participam a Artelusa, a  Cleonice, a Marita Moreno, a Ultrashoes e a Procalçado. Através do Cenit, participação que é apoiada pelo Portugal 2020, participam quatro marcas, nomeadamente a NAE Vegan, a Näz, a Rutz e a Steelground.
 
Nenonyt2

A Artelusa é uma marca portuguesa de calçado e acessórios de moda que combina a qualidade e criatividade com responsabilidade ecológica e a sustentabilidade ambiental. O uso de matérias-primas naturais, como a cortiça, é um bom exemplo da consciência ecofriendly que move esta empresa.

 A Cleonice é uma marca de vestuário feminino sustentável que alia a alta qualidade das suas peças ao inovador e exigente mundo da moda.

Marita Moreno celebra a perspetiva ética na conceção das peças e apoia o que é nosso, desde a matéria-prima, fabricação e utilização de componentes artesanais nacionais na produção dos produtos. As peças são produzidas em pequenas quantidades e são todas numeradas, sendo assim peças únicas e exclusivas.

 A NAE Vegan (No Animal Exploitation) é uma marca portuguesa de calçado vegan que propõe uma alternativa justa e animal-friendly contra a exploração humana e respeitadora do meio ambiente.

 A Näz é uma marca de vestuário feminino que apresenta escolhas sustentáveis e fair-trade procurando também uma estética contemporânea e minimalista.
 
Criada em 2012, a Rutz é uma marca portuguesa de calçado. Duas paixões movem esta empresa: os sapatos e uma consciência ética e sustentável amiga do ambiente. Como tal, a cortiça é o principal componente dos seus artigos e o elemento que a move para um futuro mais ecológico.

 A Steelground é uma marca de calçado que abrange vários estilos e gostos. Fundada em 2011 com o intuito de ser diferente e exigente, a marca alia os estilos alternativos à sustentabilidade dos seus produtos.
 
A Ultrashoes é uma marca que nasceu de uma empresa de calçado que tem 60 anos de experiência num negócio com longa tradição familiar. Aposta no calçado ecológico, elegante, justo, confortável, resistente e com preços razoáveis.
 
A Procalçado é uma das marcas líderes da indústria portuguesa de calçado, com 40 anos de existência. A utilização de materiais e componentes inovadores e uma constante preocupação com a sustentabilidade, a inovação e com o meio ambiente fazem desta marca uma referência no sector.