Login

SPV requalifica “Bosque Encantado" com resíduos de embalagem

Ler mais...Mais de 16 toneladas de embalagens recicladas foram utilizadas no mobiliário urbano que irá requalificar o Bosque Encantado do Jardim Zoológico. A reabertura do novo espaço, coincidiu com a celebração dos 130 anos do ZOO.

Ao apoiar a renovação deste espaço, a Sociedade Ponto Verde pretende demonstrar aos cidadãos que diversos objectos úteis podem resultar da reciclagem de embalagens usadas, contribuindo para promover a utilização de materiais reciclados.

«O Jardim Zoológico desempenha um papel fundamental na proteção e na conservação da Natureza, razão que nos levou a apoiar este projeto. Ao mesmo tempo, a Sociedade Ponto Verde pretende demonstrar que a reciclagem permite dar origem a diversos objetos que usamos todos os dias, dando uma nova vida às embalagens usadas que colocaram no ecoponto.», sublinha Luís Veiga Martins, diretor geral da Sociedade Ponto Verde.


Para a criação do “Bosque Encantado” foram necessários:

  • 150.000 pacotes de batatas fritas, o mesmo peso médio de 3 tigres machos
  • 66.000 embalagens de champô, o peso de 2 girafas
  • 90.000 copos de iogurte, o peso de 4 elefantes recém-nascidos
  • 100.000 sacos de compras, o equivalente ao peso de 2 golfinhos
  • 230.000 garrafas de plástico, o peso que um leão-marinho come de peixe durante 2 invernos
  • 250 pneus reciclados, o peso de 880 araras

Esta nova área irá também disponibilizar informação sobre aves que fazem parte da apresentação, bem como sobre algumas que estão, em Portugal, em vias de extinção. Foi também renovada a sinalética existente e criada uma área de brincadeira para as crianças com “casinhas de aves”, todas feitas em plástico reciclado.

Também na comemoração do seu 130º aniversário o Zoo irá ser certificado pela Ponto Verde Serviços com o selo 3R. Pela primeira vez na sua história, o Zoo vai ter ecopontos para que o público possa separar as embalagens usadas em todo o recinto.

Embalagens de batatas McDonald’s mudam pela primeira vez

Arranca hoje a campanha da McDonald’s Portugal associada ao Mundial de Futebol FIFA 2014. O objectivo é “alimentar a paixão” pela competição e João Moutinho, jogador da selecção nacional, é o protagonista da campanha. Para o Mundial de Futebol de 2014, a McDonald’s muda, a nível mundial e pela primeira vez na sua história, o design das embalagens das suas batatas-fritas.

Ler mais...

“É a primeira vez na história da marca que alteramos o design das embalagens das nossas batatas a uma escala global, com o intuito de celebrar a paixão pelo ‘desporto rei’. Associadas à esta APP de realidade aumentada, pretendemos partilhar com os nossos consumidores a emoção de um dos eventos desportivos mais populares do mundo” diz Inês Lima, directora de marketing.

As doze embalagens, disponíveis nos 139 restaurantes nacionais a partir de 3 de Junho, permitem que os consumidores possam jogar um jogo de futebol através de uma APP de Realidade Aumentada (RA), intitulada “McDonald’s Gol”. A nova imagem das embalagens foi criada por doze artistas que se inspiraram na competição da FIFA World Cup Brasil.

“I’m lovin’ a redondinha” é o mote da campanha de televisão que procura levar todos os portugueses e fãs de futebol a viver a paixão pelo futebol durante a FIFA World CupTM Brasil, tendo, como protagonista, o jogador da seleção nacional, João Moutinho. O spot televisivo, que está no ar a três de junho, foi desenvolvido integralmente em Portugal e em exclusivo para o mercado português, e conta com a criatividade da TBWA\LISBOA e a produção da Filmbrokers e Ministério dos Filmes.

Para esta campanha, foi também desenvolvido o micro-site www.alimentaapaixao.com, que vai estar online durante toda a competição, disponibilizando experiências e ofertas exclusivas, como o programa Ultimate FIFA World Cup Football Fan que vai premiar, a nível mundial, os fãs mais apaixonados por futebol com uma viagem, de quatro dias, ao Brasil para assistir ao jogo da final, tirar uma foto com o troféu e ter ainda acesso VIP às festas exclusivas durante a competição.

No mês de junho vão estar disponíveis produtos associados a esta competição, como a sanduíche McRoyal® Fan, cujo pão é em formato bola de futebol, e a Share Box, com vários produtos de frango, para ser partilhada durante os jogos.

A campanha irá estar presente em diversos suportes, como televisão, imprensa, online, outdoor e rádio, para além dos materiais de comunicação que irão associar os 139 restaurantes nacionais ao Mundial de Futebol FIFA 2014, de acordo com o conceito da campanha. O plano de meios está a cargo da OMD e as ativações online da Fullsix Portugal.

BA recebe 125 candidaturas aos Glassberries

Ler mais...Os Glassberries, inspired by BA, receberam na edição de 2014, 125 candidaturas de jovens designers. A cerimónia pública de entrega dos prémios vai ter lugar no próximo dia 5 de Junho, pelas 16h00 na Biblioteca de Serralves.

A BA Vidro - empresa europeia do sector das embalagens de vidro, lançou o concurso não só em Portugal, mas também em Espanha e na Polónia. “Desenvolver uma garrafa de Vodca” é o desafio deste ano. Através dos Glassberries Design Awards 2014, a empresa vai premiar as propostas mais criativas contando para isso com a participação de um júri, onde se inclui Mark Tluszcz, co-fundador e CEO da Mangrove. O júri conta ainda com responsáveis da BA Vidro, como Sławomir Mikos, Diretor de Compras e Desenvolvimento da CEDC, por Leszek Wojtan, Presidente do Conselho de Administração da Polmos Bielsko-Biała, e por Tiago Barquinha, CEO da Agência Mojobrands.


Para esta edição dos Glassberries Design Awards, a BA convidou a Universidade Lusíada de Lisboa, a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico da Guarda, a ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, a EINA - Centre Universitari de Disseny i Art (Espanha) e a Academia de Belas Artes de Varsóvia (Polónia).

Os jovens estudantes de design destas instituições receberam o Briefing da equipa de Marketing e Inovação da BA, para perceber como se desenham e produzem as embalagens de vidro. Também receberam um acompanhamento técnico personalizado durante o processo de concepção da proposta.

Erro em embalagem gera revolta na Alemanha

Ler mais...Um erro no número de dosagem na embalagem de um detergente lançou a controvérsia na Alemanha. A Procter & Gamble foi alvo de críticas depois de trocar o número de dosagem numa embalagem de detergente de roupa da marca Ariel, dando visibilidade a um símbolo neonazi.

Nas embalagens em questão foi colocado o número 88 no desenho de uma camisola branca. O número que lá devia estar era o 18, que se refere ao número de lavagens possíveis com a embalagem em causa.

Na Alemanha há quem ainda use o número 888 como representação da saudação ‘Heil Hitler’, uma vez que a letra ‘H’' é a oitava do alfabeto . Por outro lado, o número 18 é usado como significado ‘AH’, abreviatura de Adolf Hitler.

A frase “nova concentração também causou tumulto por haver quem ache que evoca os campos de extermínio nazis, e que a palavra Ariel tem semelhanças com a palavra 'ariano'. A Procter & Gamble garante que as embalagens já foram retiradas do mercado.

Bomapi em parceria com a Pixartprinting

Ler mais...A qualidade, pontualidade nas entregas, possibilidade de encomendar impressões em pequenas quantidades e preços competitivos foram os motivos apontados pela Bomapi, produtora de licores artesanais siciliana, para escolher a Pixartprinting.

Dos expositores aos roll-ups, das lonas aos tecidos, das etiquetas às embalagens: o departamento gráfico da Bomapi guiado por Monica Maya Meli estudou todo o catálogo da Pixartprinting durante os ùltimos anos, utilizando sempre novos produtos e alimentando a sua própria criatividade com as propostas da empresa de Quarto D’Altino. “Apreciamos muito a variedade e a constante atualização da oferta da Pixartprinting, que desfrutamos ao máximo graças à possibilidade de efetuar encomendas de pequena tiragem. Deste modo podemos criar os grafismos e imprimir sob medida para qualquer uma das nossas marcas"– comenta Giuffrida – “Entre as mais recentes criações, encontram-se as etiquetas em polipropileno com o cortante personalizado, realizadas à medida para os nossos Licores. O resultado é uma etiqueta de qualidade, caracterizada por um grafismo impactante, dinâmico e fresco, tal como a nossa empresa. Estamos tão satisfeitos com o resultado que decidimos combinar o novo grafismo das etiquetas com embalagens especiais, utilizando as novas caixas da Pixartprinting. O produto está a ter um enorme sucesso, tanto que quintuplicámos as vendas sem tê-lo adicionado ao catálogo".

O recente enriquecimento da rotulagem com a assinatura Pixartprinting oferece a possibilidade de maximizar a customização das etiquetas. Entre as novidades: materiais, formatos personalizáveis, impressão de branco e prateado. E a Bomapi não perdeu a ocasião para testar imediatamente as novas chegadas. Verdadeiro orgulho aos olhos da oferta de licores, o "Amaro della Rocca" foi protagonista de um recente restyling gráfico. “O nosso grafismo tinha em mente uma etiqueta de forte impacto, impressa em papel dourado” – conta Giuffrida – “não pensámos que este pedido fosse assim tão específico, mas descobrimos que a cor dourada é muito difícil de imprimir. Como sempre, porém, a Pixartprinting revelou-se um ótimo aliado, mesmo no caso de exigências sofisticadas. Utilizámos o polipropileno deluxe prateado, impresso com o branco seletivo. O resultado é uma etiqueta, brilhante e de alta qualidade. O impacto é tal que muitos clientes ligaram-nos para nos felicitar”.


O primeiro encontro com o especialista de W2P ocorreu em 2010: “precisávamos imprimir 100 expositores de balcão, uma quantidade demasiado limitada para os canais tradicionais” – comenta Pietro Giuffrida, Responsável Comercial da Bomapi – “Iniciámos assim uma pesquisa na internet, chegando rapidamente ao site da Pixartprinting. Ao investigar na internet lemos vários comentários e artigos que confirmavam a seriedade da empresa, por isso decidimos prosseguir com a encomenda". A confiança foi recompensada ao ponto que: “desde aquela primeira encomenda voltamos sempre à Pixartprinting para qualquer impressão, seguros da qualidade dos resultados” – confirma Giuffrida.

Nova embalagem para a água?

Ler mais...Uma bolha de água que se pode sugar é como se pode definir a embalagem Ooho. A embalagem comestível foi criada por um espanhol, Rodrigo Garcia González, em parceria com dois estudantes de design: Pierre Paslier e Guillaume Couche. A criação desta embalagem original visa gerar menos lixo e reduzir o preço da água.

A embalagem, que pretende ser um substituto para as garrafas de plástico, foi inspirada na gastronomia molecular desenvolvida pelo Chef Ferrán Adriá, e criada através de esferificação.
Uma mistura de algas e cloreto de cálcio encapsula a água numa membrana gelatinosa que permite a colocação das etiquetas sem o uso de adesivos.

No entanto, ainda não foi resolvida a questão de manter a membrana limpa antes de consumi-la ou como consumir a água sem molhar o rosto ou a roupa, segundo apontam os críticos.


NorteShopping recebe “Corações Amarelos”

Ler mais...Peças de arte construídas a partir da reutilização de embalagens de cartão para alimentos líquidos vão estar em exposição no NorteShopping, a partir do dia 24 de Abril.

A exposição, patente ao público na Praça da Indústria, no piso 0, alia a sensibilização ambiental à arte infantil, despertando nos mais novos a capacidade de reutilizarem as embalagens usadas na criação de peças originais.

«Ao preparamos esta acção quisemos dar oportunidade aos visitantes do NorteShopping de demonstrarem o amor pelas suas mães e pela mãe natureza, alertando simultaneamente para a importância da separação e reciclagem das embalagens usadas através de uma abordagem artística.», sublinha Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.

A mostra dá a conhecer as obras que estiveram a concurso na iniciativa "No dia da Mãe, o Coração é Amarelo" e cujo mote do passatempo levou os alunos das Eco-Escolas de todo o país a criar corações, a partir de embalagens de cartão para alimentos líquidos, aliando a temática do Dia da Mãe à preservação da "mãe Natureza".

Os visitantes do Norteshopping também vão poder participar, no dia 25 de Abril e aos fins de semana (das 10h00 às 23h00), em ateliês de construção de objectos úteis a partir de embalagens de cartão da Tetra Pak ou tirar uma fotografia num cenário desenhado, a partir do tema da exposição, e que poderão levar consigo no momento.

Abertura de base biológica para embalagens Tetra Rex

Ler mais...A Tetra Pak anunciou o lançamento do primeiro sistema de abertura de base biológica para as suas embalagens Tetra Rex®. Produzida com polietileno de alta densidade (HDPE) derivado da cana-de-açúcar, a nova versão da abertura TwistCap OSO 34 marca mais uma etapa no cumprimento da meta estabelecida pela Tetra Pak de tornar as suas embalagens totalmente renováveis.

“O lançamento de sistemas de abertura de base biológica tem sido reconhecido por clientes como a Valio, empresa finlandesa de lacticínios que é a primeira a utilizar a nova versão do TwistCap OSO 34 para os seus produtos,” afirma Christina Chester, directora de produto da Tetra Pak. “Ficamos contentes que os clientes estejam a valorizar os nossos esforços para os ajudarmos a melhorar o seu perfil ambiental.”

O cartão fabricado a partir da madeira, um recurso renovável, representa 80% do material que compõe uma embalagem Tetra Rex® de um litro. Com o lançamento da nova abertura de base biológica, o conteúdo de material renovável na embalagem aumenta em mais 4%, contribuindo para melhorar mais ainda o desempenho ambiental da embalagem, sem comprometer a sua funcionalidade e reciclabilidade.

Em 2013, a empresa produziu 1.1 mil milhões de aberturas de base biológica a nível mundial, valor que traduz um incremento de mais de 80% face ao ano anterior.

Os clientes da Tetra Pak que utilizam o sistema de abertura TwistCap OSO 34 convencional podem facilmente mudar para a versão de base biológica sem necessidade de qualquer investimento adicional ou modificação nas linhas de enchimento existentes.

Empresas em parceria para ensinar a reciclar

Ler mais...A campanha “Sim, é no Amarelo”, lançada pela Tetra Pak em 2009, vai arrancar agora em parceria com a Resiestrela, a Ambilital e a Braval. O objectivo é o de esclarecer a população sobre a forma correcta de proceder à reciclagem de embalagens, um gesto que contribui para a preservação dos recursos naturais e para a dinamização da economia.

«Já passaram 5 anos desde o lançamento desta campanha, que já percorreu dezenas de autarquias em todo o território de Portugal. Sabemos que é preciso manter o compromisso com a sensibilização para a reciclagem, nomeadamente das embalagens habitualmente utilizadas para o consumo de leite e de sumos, informando e motivando a população para a importância desta área», explica Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.

A campanha dá o pontapé de saída nos concelhos abrangidos pela Resiestrela, Ambilital e Braval. Vão ser distribuídos materiais informativos sobre a importância da reciclagem das embalagens usadas, com destaque para a oferta de flyers e marcadores de livros. A informação estará ainda disponível no site www.simenoamarelo.pt.

Até 2020, a Tetra Pak tem o compromisso de duplicar em todo o mundo a taxa de reciclagem das suas embalagens usadas para 40% até ao final da década.

Pixartprinting renova gama e mostruário

Ler mais...A Pixartprinting renovou a sua gama de embalagens e inclui a possibilidade de fazer o envio das caixas já montadas, planas mas fechadas com as dobras, e parcialmente coladas. Isso é possível graças ao investimento numa linha de montagem automática que dobra e cola.

“A nova linha de embalagens é para nós uma novidade extremamente importante” – comenta Andrea Pizzola, Director de Vendas e Marketing da Pixartprinting – “É na verdade a resposta ao feedback dado por alguns dos nossos clientes que nos informaram da sua dificuldade em gerir a parte da colagem das suas embalagens. Como sempre, procurámos simplificar as vidas dos nossos clientes e é desse desejo que surge a decisão de enriquecer a nossa gama de produtos ao fornecer os produtos já colados. Para o apoiar, criámos um Mostruário dedicado aos mesmos, que contêm as amostras desta novidade para permitir que os clientes toquem e sintam com as suas próprias mãos a qualidade das nossas novas soluções”.

As novas embalagens da Pixartprinting podem ser encomendadas directamente do website através da secção específica. É possível escolher entre três modelos e personalizar as medidas e os formatos, com a possibilidade de criar outras 100 combinações. Também é possível fazer download de um template para criar caixas personalizadas que vêm impressas em cartolina FSC de 300 a 360g/m2, sendo biodegradáveis e recicláveis. Entre as opções disponíveis, versões com ou sem plastificação, com acabamentos de brilho ou mate, sempre incluindo um verniz protector.

A renovada gama de embalagens é adequada para grandes tiragens mas também está disponível para pequenas quantidades. A qualidade é garantida pelo ciclo produtivo certificado com UNI EN ISO 9001 2008 e que segue o protocolo de qualidade da GMP.