Log in

Navigator dá mão à floresta

navigator florestaNo Dia Mundial da Floresta, a marca Navigator ofereceu milhares de plantas em Lisboa e no Porto, além de diversos materiais Navigator. Esta acção, enquadrada na iniciativa “Dá a Mão à Floresta” teve como objectivo sensibilizar a população para a importância de cuidar da floresta e do papel activo que a marca Navigator e o grupo Portucel Soporcel têm tido nesse âmbito. Diversas espécies de plantas, entre as quais eucaliptos, azinheiras e alfazemas, produzidas nos viveiros do grupo Portucel Soporcel, foram oferecidos durante todo o dia a quem passou junto das lojas Staples (Alfragide, Circunvalação e Gaia) e Continente (Centro Colombo).

Océ lança solução de corte

oce procutA Océ lançou uma  mesa de corte, a Océ ProCut , que incorpora o software com o mesmo nome, para preparar e interpretar os dados de corte, num fluxo de trabalho ininterrupto. A solução Océ ProCut pôde ser vista, recentemente, na FESPA 2012, que teve lugar em Barcelona.  A solução Océ Procut é sistema produtivo de finalização utilizado para optimizar as tarefas de corte de suportes rígidos, como os diferentes tipos de “foam”, materiais plásticos, acrílicos ou estirenos, para além de materiais flexíveis como o papel, o poliéster, os vinis ou as telas. Também pode ser utilizado na finalização de trabalhos mais complexos, como os cortes de contornos e aplicações para pontos de venda, ou projectos estruturais.

Workshops em Photoshop e InDesign: inscreva-se já!

AngelaRodriguesA revista doPAPEL e a P’ós Gráficos vão levar, à Papergift/Pro-Digit@l 2012 algumas acções de formação em Adobe Photoshop e Adobe InDesign. Se utiliza estas ferramentas não perca a oportunidade de expandir os seus conhecimentos ou fazer alguma reciclagem. É uma oportunidade única já que, a título excepcional, as acções têm o valor individual de apenas 10€! Contamos consigo!

Formadora: Ângela Rodrigues

Trabalha em artes gráficas há 30 anos e dá formação na mesma área desde 1986. Em 2005 fundou a P’ós Gráficos, que faz produção e formação em paralelo. Esta empresa deu formação e consultoria a todas as revistas da Impala na sua transição de Quark para InDesign; estiveram presentes em acções de formação para o grupo Medipress nos últimos anos; ajudaram a equipa da Brandia Central a migrar de FreeHand para Illustrator; ministraram formação de Photoshop avançado para a BBDO; estiveram na Imprensa Nacional-Casa da Moeda formando em Gestão de Cor e InDesign, entre outros. Desde o início da empresa que tem sido convidada pela Adobe para apresentação dos seus seminários oficiais, bem como dos muitos seminários on-line que são realizados regularmente. É também moderadora na Adobe Comunity Help para InDesign em conjunto com a formadora Isabel Pinto.

Valor de cada acção de formação: 10€
As inscrições podem ser feitas para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O pré-registo para entrada na feira pode ser feito aqui!

 

 

Dia 29/03
Técnicas de retoque e recuperação de imagens com Photoshop CS5
11:30 - 12:30 
• Ferramentas para retirar impurezas, riscos, manchas e outras imperfeições
• Recuperar riscos e rasgões
• Corrigir traços demasiado finos ou demasiado grossos
• Retirar um elemento indesejado de uma imagem

Algumas dicas sobre correcção de cor em Photoshop
15:00 – 16:00
• Correcções directas ou através de camadas de ajuste
• Sombras e altas luzes
• Equiparar cor entre imagens
• Alguns métodos para passar imagens a preto e branco


Dia 31/03
Automatismos no Photoshop: Actions, Droplets, e outros
11:30 - 12:30 
• Programar preferências e atalhos para um funcionamento mais eficiente
• Scripts úteis
• Automatizar montagens panorâmicas
• Alinhamento e mistura automática de camadas
• Actions e Droplets: programar e automatizar

Utilização de estilos de texto em InDesign
15:00 – 16:00
• Estilos de parágrafos e estilos de caracteres: quando e como usar
• Automatizar a utilização dos estilos
• Estilos “inteligentes” (GREP Styles)

Dia 01/04
Técnicas para usar Tabelas em InDesign (integração com excel e office)
11:30-12:30
• Importar tabelas de word e excel com e sem formatação
• Unir e dividir células
• Utilização de cores e degradés em tabelas
• Estilos de células e de tabelas (inclusão de estilos de parágrafo)

Utilização de automatismos em InDesign (Scripts, DataMerge, GREP)
15:00-16h00
• Alguns Scripts úteis
• Automatizar layouts com Data Merge
• Pesquisas avançadas de dados variáveis com GREP

Apigraf defende extinção das gráficas do estado

Josá Constâncio, presidente da apigrafPaulo Portas, na qualidade de líder do CDS/PP, prestou declarações aquando da sua visita à Região Autónoma dos Açores, em que afirmou a necessidade de os partidos políticos envolvidos na campanha eleitoral naquela região de se absterem de gastar muito dinheiro afirmando que "o país está a passar um momento muito difícil, há muita gente a passar momentos difíceis", pelo que apelou a que os partidos "gastem o menos possível na campanha eleitoral". Atendendo ao facto de que os meios propagandísticos mais visíveis nas campanhas eleitorais passam pela utilização de meios impressos, como sejam os cartazes e outdoors, a apigraf – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Comunicação Visual e Transformadoras do Papel, requereu ao Ministro da Economia, com carácter de urgência, uma audiência, de forma a transmitir ao Governo a posição das mais de 500 empresas do sector por si representadas e directamente afectadas por este tipo de decisão.
A apigraf comunica ser solidária com a opinião manifestada de que é fundamental reduzir custos e que os gastos com as campanhas eleitorais, bem como outras iniciativas públicas, devem ser contidos e que enquanto organização empresarial, representativa de um sector maioritariamente constituído por micro e PME’s, que emprega cerca de 20.000 trabalhadores na sua globalidade, não pode concordar que essa contenção seja feita à custas das empresas privadas e não da redução directa de custos com a manutenção de organismos públicos dedicados à actividade gráfica.
De facto, existem diversos departamentos gráficos do Estado, associados à administração directa, como seja o caso da INCM e do departamento editorial do Ministério da Educação, mas também de inúmeras Câmaras Municipais e outros organismos como escolas e estabelecimentos prisionais, que, à conta do erário público, subsistem na produção de materiais gráficos, por vezes trabalhando em exclusivo para o Estado, mas muitas vezes igualmente para o mercado em geral, em concorrência com as empresas gráficas privadas. Assim, indo de encontro ao programa eleitoral do actual governo, que defende uma política de ‘menos Estado, melhor Estado’, a apigraf irá reforçar a ideia de que as empresas do sector podem ajudar a contribuir para a diminuição de avultadas somas que são anualmente gastas com as referidas empresas, por um lado e, por outro, que o Estado possa contribuir para dinamizar um sector que, por si só, atravessa uma situação conjuntural bastante difícil.

Canon eleita marca de confiança em câmaras

 

canon 7dA Canon é considerada como a marca de câmaras fotográficas mais fiável da Europa no estudo "Marcas de Confiança 2012", da Selecções do Reader's Digest, que avalia os níveis de confiança dos consumidores nas marcas divididas em 40 categorias.

A Reader’s Digest pediu aos seus leitores de 15 países europeus que nomeassem a marca em que mais confiam em várias categorias, incluindo câmaras fotográficas. Os participantes avaliaram cada marca de acordo com os seguintes critérios: Qualidade, Relação custo/benefício, Imagem forte, Percepção das necessidades do cliente e Socialmente responsável.

Segundo Goreti Pedrosa da Canon, “Sermos eleitos a marca de confiança em câmaras fotográficas, pelos leitores de toda a Europa nos últimos doze anos, constitui grande motivo de satisfação. Na Canon, somos apaixonados pelo poder da imagem e esforçamo-nos no sentido de podermos proporcionar a todos os entusiastas da fotografia soluções inovadoras que estimulem a sua criatividade. É com orgulho que verificamos que tantos leitores da Reader’s Digest continuam a confiar em nós.”

A revista Selecções do Reader’s Digest promove desde 2000 as “Marcas de Confiança”, com o objetivo de avaliar os níveis de confiança dos consumidores de vários países europeus num vasto leque de categorias de produtos e serviços.

A Canon foi escolhida pelos consumidores dos seguintes países: Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Portugal, Rússia, Eslovénia, Suécia e Suiça.

A comunicação no ponto de venda funciona

pop tassimoA última investigação levada a cabo pela in-Store Media em Portugal, com a TNS, sobre o valor das marcas, nas lojas do grupo Sonae, revela que os consumidores que recebem o impacto das campanhas no ponto de venda reconhecem mais facilmente as marcas, tendo-se registado uma média de crescimento do top-of-mind de 56%. O estudo demonstra ainda que os suportes publicitários modificam a intenção de compra em mais de 36% nos consumidores e que a recordação da publicidade das marcas alcançou um aumento de 84%.
Com este estudo a in-Store Media pretendeu medir a contribuição para a marca da publicidade no ponto de venda, que foi analisada tendo em conta as seguintes variantes: a recordação dos suportes e das marcas (TOM e espontaneidade), a recordação publicitária (TOM e espontaneidade), a recordação da campanha associada ao suporte, e a intenção de compra das marcas nas categorias enunciadas.
Segundo Nuno Saraiva de Ponte, Director-Geral da empresa, “a informação recolhida pelas agências de estudos de mercado, é um excelente complemento aos dados fornecidos pelas avaliações de vendas. Enquanto as avaliações de vendas, comprovam de forma inequívoca o impacto de cada suporte publicitário na rotação dos produtos comunicados, os estudos qualitativos aos suportes dão-nos informação complementar que nos permite adequar melhor a comunicação aos objectivos pretendidos, como o reforço da imagem de marca ou da notoriedade do produto”. “E cada suporte tem as suas mais-valias para cada situação de comunicação: seja aumentar a notoriedade de uma marca, implementar uma promoção, apoiar um lançamento ou reforçar as vendas em períodos sazonais”, acrescenta.
A in-Store Media controla os resultados da comunicação no ponto de venda com muita regularidade. Durante 12 anos, a empresa realizou mais de dez estudos ao nível da Saúde da Marca em países como a Argentina, México, Espanha, Portugal e Polónia, que se traduziram em mais de nove mil entrevistas nos acessos aos centros e na participação de mais de 40 marcas. Além disso, a in-Store Media, empresa líder de marketing no ponto de venda, possui mais de 260 medições de eficácia em vendas, realizadas nesses mesmos países acima referidos.
As investigações têm sido realizadas pelas principais agências de estudos de mercado sobre o consumidor, às quais a in-Store Media recorre, como TNS Global, Research International, IRI, Nielsen, IPSOS, entre outras. Paralelamente, a in-Store Media utiliza também dados das próprias cadeias. 
Os dados apresentados demonstram que os circuitos publicitários da in-Store Media permitem aos anunciantes gerar grande notoriedade e imagem de marca.

Nova impressora profissional de etiquetas no mercado

brother ql700A Brother acaba de anunciar uma nova impressora profissional de etiquetas, ideal para casa e escritório, com função “Conectar e Etiquetar” - a QL-700. Permite imprimir etiquetas de forma rápida e fácil sem necessidade de instalação de software e/ou controladores. É compatível com Windows e Mac, possui uma velocidade de impressão de até 93 etiquetas/min com uma resolução 300x600ppp. Além disso suporta rolos DK até 62mm largura e imprime códigos de barra (1D e 2D).
A QL-700 inclui dois rolos iniciais (29 mm x 90 mm etiquetas de endereço standard (100 etiquetas) e 62 mm Fita de papel autocolante contínua (8 metros), cabo USB, cabo de alimentação, manual de utilizador, guia de configuração rápida e CD-ROM (P-touch Editor 5.0, Controladores, Manuais de utilizador). Envelopes, pacotes e encomendas podem agora ser endereçados de forma profissional utilizando um dos muitos tamanhos de etiquetas disponíveis, e podem eventualmente incluir um logotipo empresarial se necessário.

Escolas de Loures fazem Festa da Árvore Reciclada

recycle handsNo âmbito da exposição de reciclagem interactiva, patente no LoureShopping a partir de 17 de Março, a Tetra Pak promove, no dia 21 de Março, no piso 1 do centro comercial, a Festa da Árvore Reciclada convidando as escolas e as crianças do concelho a participar desafiando-as a produzirem, no local e com a ajuda de monitoras, réplicas de flores, frutos e animais a partir de embalagens usadas. Com esta iniciativa, a Tetra Pak pretende celebrar o Dia Mundial da Árvore e alertar para a importância da reciclagem das suas embalagens que, depois de usadas, devem ser sempre depositadas no ecoponto amarelo. Recorde-se que a reciclagem de uma tonelada de embalagens de cartão para alimentos líquidos evita o abate de cerca de 15 árvores adultas e a emissão de perto de 900 kg de gases com efeito de estufa.

A exposição de reciclagem interactiva da Tetra Pak permanece em exibição no LoureShopping até dia 25 de Março e é destinada ao público infantil e às famílias esclarecendo e informando, de forma lúdica, sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade ambiental. Com acesso gratuito, esta exposição alerta para a importância da separação selectiva das embalagens de cartão para alimentos líquidos (muito usadas pelas famílias para o consumo de leite e sumos) e da sua reciclagem, demonstrando de forma interactiva, como se processa a reciclagem de uma embalagem da Tetra Pak após a sua colocação no Ecoponto Amarelo.

A exposição é composta por 3 módulos - o Ecoponto Amarelo, a Fábrica da Reciclagem e o Atelier das Embalagens - organizados através de um trajecto que inclui jogos para as crianças e adultos, visionamento de filmes didáticos, ateliers de reciclagem e outras actividades lúdicas.
Uma equipa de monitores acompanha os visitantes ao longo de todo o percurso da exposição, propondo actividades e coordenando o atelier de reciclagem, onde os visitantes são convidados a dar nova vida às embalagens da Tetra Pak transformando embalagens de sumo Um Bongo em novos objectos úteis como porta-moedas, porta-chaves, ganchos, pregadeiras, etc., que podem depois levar para casa ou outros objectos com os quais podem decorar a árvore reciclada.

Adobe Lightroom 4 já disponível

adobe lightroom4O Adobe® Photoshop® Lightroom® 4 para Mac OS e Windows® já está disponível. Disponibilizado inicialmente em versão beta pública em Janeiro de 2012, a versão final do Lightroom 4 está já disponível por 134.07 euros na versão integral e 76.26 na versão de actualização. 
O Lightroom 4 introduz tecnologia refinada para um processamento superior de sombras e destaques , a capacidade de criar álbuns de fotografias, controlos de ajustes locais adicionais e um suporte melhorado de vídeo. “O feedback dos nossos clientes é imprescindível ao desenvolvimento do Lightroom,e a fórmula vencedora para um grande lançamento é combinar este feedback com a inovação sem rival da Adobe no processamento de imagem”, afirma Winston Hendrickson, vice-presidente de Digital Imaging Products da Adobe. “O Lightroom 4 é um novo e extraordinário lançamento que vai melhorar os fluxos de trabalho fotográficos e ajuda os fotógrafos a destacarem-se. “
Os novos controlos de ajustes maximizam o alcance dinâmico das câmaras, recuperando detalhes de sombras e destaques. O software introduz ajustes automáticos novos e melhorados para definir valores de exposição e contraste de forma dinâmica, e os controlos locais adicionais de ajuste incluem “Noise Reduction”, “Moire” e “White Balance”.
O Lightroom 4 dá aos fotógrafos as ferramentas para criar álbuns de fotografias, com controlos de texto e vários templates fáceis de utilizar, assim como uma hiperligação directa para a criação de álbuns de fotografias a partir do novo módulo “Book”. Um novo módulo “Map” intuitivo exibe imagens às quais já foi atribuída uma localização, atribuindo etiquetas, controlos de georreferenciação e localizações guardadas para a simples atribuição das localizações mais comuns de um fotógrafo.
Nesta nova versão, o suporte nativo de vídeo dá aos fotógrafos a capacidade de reproduzir, ajustar e retirar frames de clips vídeo filmados em DSKR, câmaras instantâneas e smartphones. Pré-configurações específicas para vídeo e vários controlos padrão de ajustamento de imagens do Lightroom podem ser aplicados a clips vídeo, e vídeos editados podem ser exportados como um ficheiro H.264 ou publicado directamente no Facebook ou no Flickr.
No módulo “Develop”, as pré-configurações utilizam em absoluto a nova tecnologia de processamento e a adição de soft proofing ajuda os fotógrafos a compor as imagens num espaço de cor destinado para assegurar que o conteúdo tem a melhor aspecto possível. Adicionalmente, os clientes podem enviar imagens por correio electrónico directamente a partir do Lightroom utilizando uma conta à sua escolha.

Público com mudança gráfica

publicoNa altura em que comemora 22 anos, o jornal Público procedeu a uma mudança gráfica e editorial. A última remodelação gráfica foi feita há cinco anos e uma das mudanças mais notórias foi o desaparecimento da palavra "Público" da primeira página, surgindo em seu lugar apenas a letra "P". "O mundo mudou muitíssimo desde 2007 e, com essa transformação, mudou também a forma como hoje lemos notícias" diz Bárbara Reis, a directora do órgão de informação.