Log in

Canon distinguida nos Winter “Pick” 2012

canon panelA Canon foi distinguida com seis Prémios BLI Winter ‘Pick’2012 e um Outstanding Achievement Award pela Eficiência Energética, atribuídos pela organização de testes e investigação Buyers Laboratory LLC (BLI). Foram premiados os seguintes equipamentos Canon: 
• Canon imageFORMULA DR-M160 foi nomeado Outstanding 50- to 70-ppm A4 Departmental Scanner: pelo manuseamento de papel, custo por digitalização abaixo da média e design de hardware de fácil utilização;

• Canon imageFORMULA DR-M140 foi distinguido como Outstanding 30- to 49-ppm A4 Departmental Scanner: pelo design e possibilidade de seleccionar o tipo de alimentação (incluindo U-Turn e Straight-through) que o Técnico de Testes Sénior da BLI Joe Ellerman reconheceu que “deveria ser um standard sempre que possível”;

• Canon imageFORMULA DR-C125 foi nomeado Outstanding 20- to 30-ppm Workgroup Scanner: premiado pela sua fiabilidade, design compacto, possibilidade de utilização de uma variedade de tamanhos e espessuras de papel e software que permite uma digitalização fácil;

• O Canon imageFORMULA P-215 foi reconhecido como Outstanding Mobile Scanner: graças à capacidade de digitalizar cartões, ao manuseamento de variados tipos de papel, funcionalidades do driver e tamanho compacto;

• Canon i-SENSYS MF8380Cdw foi distinguido como Outstanding A4 Colour MFP for Small / Home Offices. Este multifuncional laser compacto foi reconhecido pelo seu painel de controlo de fácil utilização e característica de impressão segura, acessível através de uma única tecla;

• Canon i-SENSYS LBP7680Cx recebeu a distinção Outstanding A4 Colour Printer for Small Workgroups. A i-SENSYS LBP7680Cx é a primeira da série de impressoras a laser construída com uma nova arquitectura consistente com a plataforma imageRUNNER ADVANCE da Canon. A impressora foi premiado pela sua capacidade de criar soluções totalmente integradas incluindo impressoras e multifuncionais.
 

O multifuncional A3 a cores Canon imageRUNNER ADVANCE C2020i, foi também reconhecido pela BLI pelo desempenho ambiental durante dois meses de rigorosos testes.

• Canon imageRUNNER ADVANCE C2020i foi distinguida pela sua Outstanding Achievement in Energy Efficiency, com custos de energia que são 49% mais baixos que a média da indústria. O baixo consumo de energia no modo de descanso foi realçado pela BLI pelas significantes poupanças energéticas que consegue oferecer.

Outsourcing de comunicação da Oki na Ci Global Media

oki c711A OKI escolheu a agência Ci Global Media para o fornecimento de serviços de outsourcing de comunicação. 
A Ci Global Media, que já colaborava com a OKI na produção de conteúdos, vê agora alargado o âmbito dos serviços prestados à multinacional japonesa, passando a assegurar igualmente a Assessoria de Comunicação e o suporte de Marketing. Para Carlos Sousa, Diretor-geral da OKI Systems em Portugal, “a contratação da Ci Global Media enquadra-se na estratégia de aposta continua em áreas que possam refletir a qualidade da oferta, inovação, flexibilidade e dinamismo da OKI, e que, simultaneamente, transmitam a filosofia corporativa e os valores da marca.” 
“Sentimos que a Ci Global Media partilha estes valores e temos a certeza, pelos trabalhos que vínhamos já a desenvolver com esta agência, do seu profissionalismo e know-how nas variadas áreas da Comunicação” – acrescentou o responsável máximo da OKI no nosso país. Por seu turno, Luís Mateus, Diretor Executivo da Ci Global Media, considera que “esta parceria com a OKI constitui uma excelente oportunidade para reforçar e alargar a oferta da agência no outsourcing de serviços de Comunicação e Marketing, trazendo o desafio de disponibilizar uma solução especializada e integrada, à medida das necessidades específicas de uma marca inovadora e sofisticada como a OKI.” 
A gestão executiva da Comunicação da OKI Systems em Portugal fica a cargo da consultora Marta Bilro, sob a coordenação da Chefe de Marketing ibérica da OKI, Sofia Velasco.

Impressora de 64 polegadas para sinalética a lançar na Fespa

epson surecolor_S30600A Epson vai lançar a SureColor S-30600 na Fespa. Sendo uma impressora de 64 polegadas (162,5 cm), quatro cores (CMYK), com alimentação de rolos eco-solventes, a S-30600 impõe uma nova relação preço/desempenho neste sector. 
A S-30600 consegue produzir tudo, desde posters, sinais, banners, painéis retroiluminados e materiais POS a anúncios para veículos, decoração de interiores e exposições. É suportada uma vasta gama de materiais em rolo, permitindo aos utilizadores imprimir em vinil, PVC e película fina, papel fotográfico e uma série de substratos populares para banners.
Marco van Niekerk, Epson Europe senior product manager, afirma: "Instalar a S-30600 é rápido e simples. Colocar rolos pesados, normalmente uma tarefa para duas pessoas, pode ser facilmente executado por um operador graças ao nosso macaco exclusivo. E o tensionamento de suportes, tradicionalmente acessível apenas a partir da parte frontal da impressora, pode ser controlado a partir das partes frontal e traseira, permitindo que os operadores não percam tempo a andar para a frente e para trás. Assim, reduz-se o tempo de instalação e maximiza-se a produtividade".
Os fluxos de trabalho de elevado volume são processados, com velocidades de impressão de 7,3 a 29,4 m2/hora, dependendo do modo de impressão (o primeiro tipicamente para aplicações de interior e o segundo para banners de exterior). Existe ainda um modo de qualidade máxima para o trabalho de inspecção mais exigente, que usa a resolução total da impressora de 1440 × 1440 ppp.
A Epson desenvolveu uma nova tinta, a Epson UltraChrome GS2, concebida para funcionar com a S-30600 e a nova geração de cabeças de impressão TFP da Epson. A UltraChrome GS2 fpo desenvolvida com base nos pontos fortes da UltraChrome GS (usada na Epson Stylus Pro GS6000), com uma nova formulação de amarelos, que resiste à luz durante mais tempo. A UltraChrome GS2 é inodora, isenta de níquel e não necessita de ventilação especial, permitindo que a S-30600 seja usada num ambiente de escritório.
Os custos e o impacto ambiental são reduzidos graças à eficiência energética com certificação ENERGY STAR da impressora. A Epson SureColor S-30600 estará disponível a partir de Março de 2012, e será lançada na Fespa Digital 2012 (21 - 24 Fevereiro de 2012 em Barcelona)

Mimaki apresenta nova plana desktop

mimaki ujf3042A Mimaki, fabricante de impressoras de jacto de tinta de grandes formatos, apresenta a impressora plana desktop UJF-3042HG. A altura máxima para impressão de materiais é aumentada para 150 mm e as cores das tintas aplicáveis são de 6 cores mais branco, através da adição de duas ranhuras de tinteiros.

“A apresentação da UJF-3042HG sublinha o nosso compromisso com a contínua inovação no desenvolvimento de produtos de impressão de grandes formatos,” afirmou Mike Horsten, Director de Marketing da Mimaki Europe. “Esta impressora de jacto de tinta UV LED desktop aumenta para 150 mm a espessura dos materiais que podem ser utilizados para impressão. Até mesmo as impressoras de maiores dimensões e mais caras estão limitadas à impressão de materiais com uma espessura máxima de 51 mm, tornando esta impressora num extraordinário avanço para o sector. A impressora consegue imprimir directamente em suportes A3 (420 x 297 mm).”

A UJF-3042HG consegue imprimir em substratos que são impossíveis de utilizar num modelo convencional. A gama de substratos que podem ser impressos, incluindo plástico, metais e madeira, continua a crescer e a aumentar as oportunidades de mercado. O seu reduzido impacto ambiental constitui outro factor de distinção desta impressora, com uma cura LED com um ciclo de vida longo e um baixo consumo de energia. Com a apresentação da UJF-3042HG, não só são suportados substratos mais espessos com também foram adicionados dois canais de impressão para suportar a impressão de 6 cores mais branco e tintas claras. 
A UJF-3042HG inclui igualmente um sistema de circulação da tinta branca recentemente desenvolvido e que evita a sedimentação do pigmento. Isto não só melhora o rendimento da tinta branca, para um consumo mais eficiente e uma redução nos desperdícios, como também melhora a produção com um menor risco de inutilização de substratos dispendiosos.
A UJF-3042HG também utiliza uma função de recuperação do bico que restaura temporariamente a qualidade da impressão, reduzindo potenciais períodos de paragem como consequência de problemas a exigirem manutenção.

Com a função de primário automático da UJF-3042HG, é possível aplicar automaticamente o primário de jacto de tinta PR-100 da Mimaki através do sistema de jacto de tinta, ao contrário do anterior método de aplicação manual. Este primário aumenta a aderência e permite utilizar materiais que não estejam necessariamente optimizados para a produção de jacto de tinta, sem afectar o aspecto e o toque dos substratos. A aplicação em linha permite um registo melhorado e prazos de produção mais rápidos

“As tintas brilhantes e mate acrescentam um valor significativo ao produto impresso,” afirma Horsten. “Estas tintas permitem ao criador dar realce a áreas específicas do trabalho, fazendo as imagens literalmente saltar da página e acrescentando outros efeitos especiais para aumentar a qualidade e o valor da produção. A tinta branca, obviamente, constitui um componente essencial da impressão no sector das sinaléticas, especialmente quando são utilizados substratos transparentes ou escuros. A nossa tinta branca opaca satisfaz ambos os requisitos – bloqueia a transmissão da luz através dos materiais transparentes de modo a realçar as cores impressas por cima, resultando numa gama de cores mais alargada, e proporciona uma cobertura total relativamente aos materiais mais escuros, oferecendo imagens nítidas sem qualquer turvação. Acreditamos que a capacidade de utilizar cores brancas e claras num dispositivo desktop constitui uma novidade na indústria e é com orgulho que disponibilizamos esta capacidade aos nossos clientes.”

A UJF-3042HG estará em exposição na FESPA Digital 2012, para além da UJF-3042FX, apresentada em Setembro de 2011. A FESPA Digital 2012, o maior evento Europeu para a indústria da impressão digital de grandes formatos, está agendada para os dias 21 a 24 de Fevereiro de 2012. A exposição será realizada em Barcelona, e a Mimaki estará localizada no Stand G60.

Humanyzer arranca em Lisboa e Aveiro

humanyzerChama-se Humanyzer, é uma nova marca de comunicação digital integrada, que surge da união de serviços entre a agência de public affairs ADBDCommunicare e a Pictonio. Vocacionada para a integração com o mundo offline, a Humanyzer resulta da capacidade empreendedora da Pictonio e dos projectos que tem criado, competências características desta empresa-símbolo do campus da Universidade de Aveiro, com a experiência da ADBD Communicare, agência de comunicação institucional e de produto, PR, imagem e assessoria mediática em áreas como a política, empresas, bens de consumo e futebol. 
A aliança entre a Pictonio e a ADBD Communicare foi um passo estratégico dado por duas marcas que decidiram concretizar a complementaridade das respectivas actividades criando, assim, um projecto que permitirá apresentar ao mercado um conjunto mais alargado e integrado de serviços que agregam de forma global as valências das Tecnologias de Informação e da Comunicação.

Workshop “ ColorAdd- Símbolos que Incluem Cores” em Coimbra

flagNuma altura em que tanto se fala em "design inclusivo", o workshop “ Color Add- Símbolos que Incluem Cores” visa apresentar a todos os participantes um projecto que representa uma solução que permite aos daltónicos identificar as cores. O Workshop vai ter lugar dia 25 de Fevereiro, na FLAG Coimbra, entre as 10h e as 17h00.
O projecto ColorAdd, desenvolvido por Miguel Neiva, foi criado para ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população mundial numa área em que todas as sociedades são e estão cada vez mais envolvidas e preocupadas – a inclusão.
O projecto ColorAdd apresenta uma solução sustentada, de implementar um código universal, que se julga ser de um contributo inquestionável para a inclusão, reforçando e valorizando o “design for all”.
Segundo, Gabriel Augusto, Responsável de Marketing da Flag, “A FLAG ao associar-se a uma iniciativa deste género pretende contribuir para o reforço da mensagem de inclusão social, fazendo com que todos que trabalhem em design possam integrar este critério no seu processo criativo, contribuindo desta forma para a optimização da qualidade de vida do individuo”.

Sonae recebe prémio internacional de design

sonae logoO Graphis, publicação internacional de comunicação visual, distinguiu a Sonae com um “Gold Award” pelo design da sua imagem corporativa. A adaptabilidade e mutabilidade do logótipo da Sonae captaram a atenção do júri, que premiou a Sonae entre os milhares de candidaturas a concurso. 
Catarina Oliveira Fernandes, diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, afirma: “Este prémio é mais um reconhecimento público da criatividade e capacidade de inovação da Sonae. Em colaboração com a nossa agência criámos uma marca inovadora, dinâmica, criativa e mutável que retrata os nossos valores e a nossa ambição de fazer sempre mais e ainda melhor”.


E relembra: “A evolução da marca Sonae permitiu-nos reforçar os nossos valores, como são o caso da inovação e criatividade, e transmitir uma organização flexível e dinâmica. A Sonae é hoje uma empresa ainda mais aberta à comunidade e que reforçou a geração de valor para todos os seus stakeholders de forma sustentada.”


O Graphis Gold Award vem enriquecer a lista de troféus da Sonae recebidos pela renovação da identidade corporativa. No último ano, a Sonae trouxe para Portugal o “Leão de Ouro” no Festival Internacional de Criatividade de Cannes e conquistou o “Bronze” no Eurobest, o maior festival de publicidade da Europa, tendo também sido distinguida na Alemanha com o “Red Dot Award”, naquele que é um dos mais prestigiados festivais internacionais de design, reconhecimentos que traduzem a criatividade e inovação da empresa e da marca.
A nova imagem da Sonae, desenvolvida em parceria com a Ivity e que foi apresentada em Fevereiro de 2010, integra a lista final de vencedores do Graphis, que estará disponível numa edição especial dedicada ao prémio.

Ricoh com gama de compactos A4

ricoh aficio_sp2500A Ricoh Portugal lançou a sua primeira série de impressoras multifunções A4 a preto e branco de alta velocidade – as novas Ricoh Aficio SP 5200S / SP 5210SF / SP 5210SR. Os equipamentos 4 em 1 executam as funções de cópia, impressão, digitalização e fax.
 

“Com os novos multifunções Aficio SP 5200S / SP 5210SF / SP 5210SR, a Ricoh reforça a sua já alargada gama de equipamentos, capazes de produzir documentos em formatos A3 e A4, para ir ao encontro das necessidades dos clientes. A Ricoh é o líder de mercado Europeu no segmento A3 e com o lançamento destes novos multifunções de formato A4, pretendemos reforçar a nossa posição de liderança num mercado global. Além do mais, estes novos multifunções proporcionam uma usabilidade inovadora com o seu painel táctil a cores de grandes dimensões, segurança melhorada e soluções de software avançadas, com um custo de utilização muito competitivo,” afirmou Jorge Silva, Director de Marketing da Ricoh Portugal.
 

Estes novos multifunções da Ricoh, disponibilizam velocidades de impressão de 45 e 50 páginas por minuto, suportam papéis com uma gramagem entre 52 e 220 g/m², digitalização a cores, impressão em duplex para poupar papel e dinheiro. A ligação USB standard torna o processo de impressão rápido e simples mesmo para documentos impressos directamente de uma PEN USB.
 

As ferramentas de segurança opcionais garantem a confidencialidade dos dados e impedem impressões não autorizadas. Outra das características úteis é o suporte de todas as funcionalidades do sistema de gestão remota Ricoh @Remote, que permite efectuar assistência remota em tempo real, a monitorização do desempenho, pedidos de assistência e consumíveis de forma automatizada.
 

Os novos multifunções Ricoh Aficio SP 5200S / SP 5210SF / SP 5210SR possuem funcionalidades amigas do ambiente e económicas, como impressão rápida, cópia em duplex e consumíveis de alta duração. O seu modo avançado de poupança de energia contribui para um reduzido TEC (Typical Electricity Consumption). Além disso, todos os equipamentos da Ricoh cumprem os requisitos Energy Star.

Portucel Soporcel cresce 7,4% em 2011

portucel-fabrica-setubalA Portucel Soporcel atingiu um volume de negócios de cerca de € 1,5 mil milhões, crescendo 7,4% face ao ano anterior. Este aumento resulta do crescimento das vendas de papel fino de impressão e escrita não revestido (papel UWF), possibilitado pelo aumento de produção proveniente da nova fábrica de papel, e pelo crescimento da produção de energia.
A nova fábrica de UWF de Setúbal atingiu, no final de 2011, 97% da sua capacidade nominal, produzindo cerca de 485 mil toneladas de papel. Este acréscimo de produção permitiu ao Grupo registar um aumento de 7% na quantidade de papel colocada no mercado, o que, conjugado com a subida do preço de papel verificada durante o ano, se traduziu num incremento global das vendas de papel de mais de 9%.
Não obstante se ter verificado um aumento no volume produzido de pasta BEKP, o Grupo registou um decréscimo nas vendas em relação ao ano anterior, devido à maior integração de pasta BEKP na nova fábrica de papel UWF de Setúbal. Isso, aliado à forte descida do preço que se fez sentir no período em análise, traduziu-se numa diminuição de cerca de 16% no valor das vendas de pasta de BEKP para mercado. Na área da energia, o Grupo atingiu uma produção global de cerca de 1,9 TWh em 2011. Este segmento registou um crescimento de mais de 20% face ao ano anterior.
Os custos tiveram uma evolução desfavorável em relação ao ano de 2010, devido ao aumento verificado no preço médio do mix de madeira e nos produtos químicos, especialmente ao longo do primeiro semestre. Verificou-se também um aumento em alguns custos fixos de produção, designadamente nas despesas de manutenção e nas despesas com pessoal. A evolução dos custos com manutenção foi condicionada pelas especializações de paragens feitas em 2011 e 2010. O aumento verificado nas despesas com pessoal deveu-se essencialmente ao agravamento do custo com o fundo de pensões e a custos associados ao redimensionamento do quadro com pessoal.
Neste cenário, o EBITDA consolidado foi de € 385,1 milhões, o que representa uma redução de 3,8% face a 2010, e se traduz numa margem EBITDA / Vendas de 25,9%, inferior em 3,0 pontos percentuais à registada no ano anterior, reflectindo os agravamentos de custos mencionados.
Os resultados operacionais tiveram um decréscimo de 4,2%, parcialmente devido ao facto de os resultados de 2010 terem sido positivamente afectados pela reversão de provisões ocorridas nesse ano.
Os resultados financeiros foram negativos em € 16,3 milhões, comparando favoravelmente com um valor também negativo de € 20,1 milhões em 2010. Esta evolução é essencialmente explicada pela redução da dívida líquida remunerada face ao período homólogo e pela melhoria das condições de
remuneração das aplicações dos excedentes de tesouraria. Assim, o resultado líquido consolidado do período foi de € 196,3 milhões, o que representa um decréscimo da de 6,8% em relação ao ano anterior.

Workshops para reestruturar empresas gráficas

intergraf restructureEmpresários gráficos, sindicatos e funcionários vão participar em workshops nacionais como parte de um novo projecto da União Europeia para a reestruturação socialmente responsável e reorientação de empresas, liderado pela Intergraf. 
Em 2010 Intergraf, juntamente com a UNI Europa Graphical, realizou um projecto sobre a reestruturação socialmente responsável nas empresas de impressão.

O novo projeto vai trazer as ferramentas e demonstrar como aplicar as recomendações no mundo real através de workshops nacionais. Os workshops terão lugar em sete diferentes países, para ajudar os participantes a identificar problemas e oportunidades e dar-lhes conselhos práticos sobre como mudar para o futuro.

John Kirkham, da Facta Consult, vai conduzir as formações dos coordenadores do seminário nacional. Isso irá garantir que os workshops, documentos e informações são consistentes em toda a Europa. No entanto, cada workshop será adaptado a um contexto nacional para o máximo benefício dos participantes.

Os parceiros do projeto são:
• a partir do lado dos empregadores: Intergraf, Apigraf (Portugal), UNIC (França), BVDM (Alemanha), KVGO (Holanda), BPIF (UK), FEDPRINT (Hungria) e o MPIA (Malta).

• a partir do lado dos sindicatos: UNI Europa gráfica, Filpac CGT (França), FNV / KIEM (Holanda), UNITE (UK), the General Workers’ Union (Malta) e Hungarian Graphical Workers’ Union.