Log in

Kodak Gallery vendida

kodak galleryA Kodak vendeu o serviço de fotografia online, por 23,8 milhões de dólares, à Shutterfly. As contas do serviço vão ser transferidas para o serviço da Shutterfly, mas os 75 milhões de utilizadores da Kodak Gallery podem recusar a transição e desistir da conta que possuem.
A Kodak está em processo de restruturação e já conta com um empréstimo de 950 milhões de dólares a apoiar a implementação de uma nova estratégia. No plano de recuperação, que deve ser implementado até 2013, estão previstas medidas que pretendem tornar a empresa mais focada nas áreas capazes de gerar receita e lucro. A empresa deverá abandonar o segmento das máquinas fotográficas e câmaras digitais e vender mais de mil patentes na área da imagem digital. Na era pós-reestruturação, a empresa vai dedicar-se ao licenciamento de tecnologia e impressão.

Apigraf em projecto europeu de mudança nas empresas

apigrafA Apigraf está a promover a realização de workshops nacionais subordinados ao tema da mudança nas empresas, centrado na vertente da reestruturação ligada à responsabilidade social. Os workshops serão realizados durante o corrente ano nos sete países envolvidos nesta iniciativa. Na ocasião os participantes poderão identificar problemas e oportunidades e debater novas estratégias e soluções viáveis num quadro económico-laboral que constitui um desafio para o futuro.

Esta iniciativa enquadra-se no projecto europeu denominado Socially Responsible Restructuring and Reorientation of Printing Companies, desenvolvido em parceria pelas organizações internacionais do sector, a Intergraf e a UNI Europa Graphical, que conta com o financiamento da Comissão Europeia.
A nível internacional estes workshops serão enquadrados por um grupo de acompanhamento que terminará numa conferência de encerramento em Bruxelas. Este trabalho envolve não só a Intergraf e a UNI Europa Graphical, como também a Facta Consult, empresa responsável pelo estudo. Na primeira reunião deste grupo de trabalho, realizada a 23 de Janeiro, o consultor John Kirkham desenvolveu já as principais linhas de desenvolvimento da actividade de disseminação e debate do estudo, que se pretende proactivo, prático e participativo. Este mesmo responsável enquadrará também os consultores responsáveis pelos workshops nacionais, desenvolvidos de de acordo com a matriz do projecto Europeu mas adaptados à realidade de cada um dos países em que se realizam.


O projecto europeu contou com o envolvimento de um conjunto de empregadores, trabalhadores e representantes patronais e sindicais, resultando na produção de dois documentos: um estudo e um conjunto de ferramentas práticas. O volume “The Future of the European Print Industry – In our Own Hands” e o “toolkit” visam disseminar a análise efectuada no âmbito deste projecto, ilustrando-a com casos práticos e com um conjunto de “ferramentas” de aplicação das conclusões identificadas. Presentemente em tradução para a línguas Portuguesa e Húngara, estes documentos estão disponíveis na internet em inglês, francês, italiano, holandês e alemão. Reestruturar, desenvolver novas abordagens do mercado ou explorar novas tecnologias são algumas das vertentes que o estudo refere como opções possíveis, visando o equilíbrio entre as duas linhas de força deste projecto: a responsabilidade social e a mudança.

Os parceiros neste projecto são:
 Por parte dos empregadores: Intergraf, Apigraf (Portugal), UNIC (França), BVDM (Alemanha), KVGO (Holanda), BPIF (Reino Unido), FEDPRINT (Hungria) e MPIA (Malta). 
 Pela parte sindical: UNI Europa Graphical, Filpac CGT (França), FNV/KIEM (Holanda), UNITE (Reino Unido), General Workers’ Union (Malta) e Hungarian Graphical Workers’ Union.
Para mais informações, contacte José Eduardo Carragosela, secretário-geral da apigraf, através do telefone 21 849 10 20 ou do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Epson nas portas de embarque

epson fx890aA Epson anunciou uma nova entrada na sua gama de impressoras matriciais, a FX-890A, desenvolvida especificamente para ir ao encontro das necessidades dos operadores de aeroportos e companhias aéreas. 
A pensar nas necessidades dos aeroportos, apresenta uma estrutura forte, com cobertura e alimentador de folhas resistentes a embates, além de uma robusta barra de arranque em acrílico reforçado, que é independente da cobertura para permitir maior durabilidade e facilitar a sua substituição. 
Uma das mais rápidas impressoras da sua categoria, a FX-890A imprime até 680 cps a 12 cpp em modo de rascunho de velocidade ultra-rápida. Também consegue lidar com formulários de até sete partes, permitindo o fornecimento de listas de passageiros e outros documentos importantes de forma rápida. 
A FX-890A implica uma manutenção mínima, com um tempo médio entre falhas de 20.000 horas. O rendimento da fita é de 7,5 milhões de caracteres sendo necessárias menos substituições. 
“A Epson concebe os produtos a pensar nas necessidades do utilizador final,” diz Heidi Wagner, gestora de produto na Epson Europe. “Além dos componentes robustos, desenvolvidos para o ambiente exigente dos aeroportos, demos à FX-890A uma cobertura frontal trancada de origem. Isso ajuda a melhorar a segurança nos aeroportos, impedindo que o público esconda itens no seu interior, eliminando a necessidade de efectuar verificações de segurança e evitando danos desnecessários.”

Desfile de Carnaval com máscaras recicladas

carnaval2012 mascarasNo âmbito da exposição de reciclagem interactiva, patente no GaiaShopping até 26 de Fevereiro, a Tetra Pak promoveu, na praça central do centro comercial, o Desfile de Carnaval Reciclado convidando um grupo de crianças da Aldeia SOS de Gulpilhares, em Vila Nova de Gaia, que, após uma visita à exposição, criaram as suas próprias máscaras de Carnaval a partir de material de embalagens da Tetra Pak. Seguiu-se o momento do Desfile de Carnaval Reciclado, em que as crianças apresentaram ao público presente os seus trabalhos.

Com acesso gratuito, esta exposição alerta para a importância da separação selectiva das embalagens de cartão para alimentos líquidos (muito usadas pelas famílias para o consumo de leite e sumos) e da sua reciclagem, demonstrando de forma interactiva, como se processa a reciclagem de uma embalagem da Tetra Pak após a sua colocação no Ecoponto Amarelo.

A exposição é composta por três módulos - o Ecoponto Amarelo, a Fábrica da Reciclagem e o Atelier das Embalagens - organizados através de um trajecto que inclui jogos para as crianças e adultos, visionamento de filmes didácticos, ateliers de reciclagem e outras actividades lúdicas.

Uma equipa de monitores acompanha os visitantes ao longo de todo o percurso da exposição, propondo actividades e coordenando o atelier de reciclagem, onde os visitantes são convidados a dar nova vida às embalagens da Tetra Pak transformando-as em novos objectos úteis como porta-moedas, porta-chaves, ganchos, pregadeiras, etc., que podem depois levar para casa.

A exposição de reciclagem interactiva faz parte do plano de acções de informação ambiental da Tetra Pak direccionadas para o público juvenil, uma área de actuação permanente e prioritária para a empresa.

Evento para editores de desporto em Madrid

desportoA WAN-IFRA – Associação Mundial de Jornais e editores de Noticias, está a organizar a "3ª Conferência internacional sobre informação desportiva", agora no estádio de Santiago Bernabéu em Madrid, entre 29 e 30 de Março. Entre as intervenções agendadas estão as de:

Laurent Louet, Editor da secção de desporto do Le Figaro.fr e administrador do Sport24.com em França, que falará sobre como o Le Figaro concede ao golf um lugar de destaque dentro da sua estratégia de desenvolvimento. 

Juan Hevia, Diretor de Marketing do jornal diário Marca, em Espanha, que explicará como adotar uma estratégia de diversificação ajuda a manter a relação com os leitores: desde a abertura de um restaurante até à criação de desenhos animados, passando pelo estabelecimento de uma escola de comunicação e jornalismo desportivo. A Marca está constantemente a reinventar-se para se manter viva na relação com os seus leitores e desenvolver novas oportunidades de negócio. 

- Cyrille Frank, Consultor de WAN-IFRA, apresentará interessantes casos de estudo sobre as formas de animar a página de Facebook e a conta do Twitter para atrair a comunidade desportiva. 

Andrew Moger, Diretor executivo da coligação de Meios de Comunicação, que falará de como as organizações desportivas estão impondo condições inaceitáveis para as empresas de media na cobertura informativa de eventos desportivos. 

Stephan Phillips, membro do Conselho do Norwich City Football Club no Reino Unido, mostrará como os meios tradicionais podem trabalhar em colaboração com os clubes de futebol. 

Marcin Gadzinski, Editor do Sport.pl / Gazeta Wyborcza na Polonia, apresentará a iniciativa da sua empresa para criar site desportivos em seis cidades, o que levou ao aumento do trefego e a um aumento dos patrocínios. 

Há ainda a oportunidade de aprender o que querem os anunciantes graças à apresentação de Havas Sports & Enterntainment, onde será possível conhecer em primeira mão as experiencias de um "pure player", o sportyou.es, e poderá ainda visitar o Barnabéu numa visita guiada. Para mais informações e inscrições visite a página web do evento ou entre em contacto com Raquel González, através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número de telefone +34 91 770 24.

Jornal mais pequeno do mundo editado nos Açores

terranostra guinessÉ já na segunda-feira, dia 20, que será editado o jornal mais pequeno do mundo. Falamos do Terra Nostra, do grupo Publiçor, da ilha de S.Miguel, que entra para o Livro de Recordes do Guiness graças às dimensões em que será impresso: 25,35 x 18x27 mm. Cada exemplar custa 2,50 euros e vai ser distribuído com o jornal no formato habitual, e as receitas obtidas com a venda deste número serão oferecidas à Associação Portuguesa de Deficientes (APD) – delegação de S. Miguel - destinando-se as mesmas à edição de uma obra literária de um jovem invisual
A ideia de Ernesto Resendes, proprietário da Nova Gráfica e sócio-gerente da Publiçor, visa assinalar o Dia Mundial para a Justiça Social. O jornal, que vai chegar a vários continentes, tem como manchete “Um abraço ao Mundo”, contando com reportagens alusivas ao tema.

OKIparaPMES com nova campanha


oki carlossousaDesde o início do programa, a plataforma OKIparaPMES ainda não parou de crescer, registando atualmente 81 parceiros fidelizados inscritos para facultar resposta direta aos clientes, assim como 110 pedidos de contacto (“leads de negócio”) por parte de clientes finais. A esmagadora maioria dos utilizadores manifestou especial interesse por questões relacionadas com a poupança dos custos de impressão. Neste âmbito, a OKI está a promover uma campanha especial para todos os interessados, mediante a qual até 31 de Março, poderão usufruir de descontos que vão de 75€ até 2.400€ na subscrição dos programas de Custo por Página da OKI. 
A OKI disponibiliza uma solução de Custo por Página permitindo que as empresas consigam poupanças até 30%, uma vez que pagam apenas o que imprimem. Sem exigir quantidades mínimas de impressão, os programas da OKI permitem que as empresas tenham acesso aos consumíveis de que necessitam, bem como a Assistência Técnica durante toda a duração do contrato. 
Já com três anos de implementação, o programa Custo por Página da OKI possibilita um controlo do número de impressões efetuadas na empresa, otimizando a utilização dos equipamentos, ao mesmo tempo que faculta um serviço de gestão integrado, através de um interlocutor único, contribuindo para que as PMEs se foquem mais no seu core-business. Adicionalmente, todos os clientes que adiram à promoção em vigor até 31 de março, beneficiam de uma garantia adicional OKI até 5 anos.

Canon distinguida nos Winter “Pick” 2012

canon panelA Canon foi distinguida com seis Prémios BLI Winter ‘Pick’2012 e um Outstanding Achievement Award pela Eficiência Energética, atribuídos pela organização de testes e investigação Buyers Laboratory LLC (BLI). Foram premiados os seguintes equipamentos Canon: 
• Canon imageFORMULA DR-M160 foi nomeado Outstanding 50- to 70-ppm A4 Departmental Scanner: pelo manuseamento de papel, custo por digitalização abaixo da média e design de hardware de fácil utilização;

• Canon imageFORMULA DR-M140 foi distinguido como Outstanding 30- to 49-ppm A4 Departmental Scanner: pelo design e possibilidade de seleccionar o tipo de alimentação (incluindo U-Turn e Straight-through) que o Técnico de Testes Sénior da BLI Joe Ellerman reconheceu que “deveria ser um standard sempre que possível”;

• Canon imageFORMULA DR-C125 foi nomeado Outstanding 20- to 30-ppm Workgroup Scanner: premiado pela sua fiabilidade, design compacto, possibilidade de utilização de uma variedade de tamanhos e espessuras de papel e software que permite uma digitalização fácil;

• O Canon imageFORMULA P-215 foi reconhecido como Outstanding Mobile Scanner: graças à capacidade de digitalizar cartões, ao manuseamento de variados tipos de papel, funcionalidades do driver e tamanho compacto;

• Canon i-SENSYS MF8380Cdw foi distinguido como Outstanding A4 Colour MFP for Small / Home Offices. Este multifuncional laser compacto foi reconhecido pelo seu painel de controlo de fácil utilização e característica de impressão segura, acessível através de uma única tecla;

• Canon i-SENSYS LBP7680Cx recebeu a distinção Outstanding A4 Colour Printer for Small Workgroups. A i-SENSYS LBP7680Cx é a primeira da série de impressoras a laser construída com uma nova arquitectura consistente com a plataforma imageRUNNER ADVANCE da Canon. A impressora foi premiado pela sua capacidade de criar soluções totalmente integradas incluindo impressoras e multifuncionais.
 

O multifuncional A3 a cores Canon imageRUNNER ADVANCE C2020i, foi também reconhecido pela BLI pelo desempenho ambiental durante dois meses de rigorosos testes.

• Canon imageRUNNER ADVANCE C2020i foi distinguida pela sua Outstanding Achievement in Energy Efficiency, com custos de energia que são 49% mais baixos que a média da indústria. O baixo consumo de energia no modo de descanso foi realçado pela BLI pelas significantes poupanças energéticas que consegue oferecer.

Outsourcing de comunicação da Oki na Ci Global Media

oki c711A OKI escolheu a agência Ci Global Media para o fornecimento de serviços de outsourcing de comunicação. 
A Ci Global Media, que já colaborava com a OKI na produção de conteúdos, vê agora alargado o âmbito dos serviços prestados à multinacional japonesa, passando a assegurar igualmente a Assessoria de Comunicação e o suporte de Marketing. Para Carlos Sousa, Diretor-geral da OKI Systems em Portugal, “a contratação da Ci Global Media enquadra-se na estratégia de aposta continua em áreas que possam refletir a qualidade da oferta, inovação, flexibilidade e dinamismo da OKI, e que, simultaneamente, transmitam a filosofia corporativa e os valores da marca.” 
“Sentimos que a Ci Global Media partilha estes valores e temos a certeza, pelos trabalhos que vínhamos já a desenvolver com esta agência, do seu profissionalismo e know-how nas variadas áreas da Comunicação” – acrescentou o responsável máximo da OKI no nosso país. Por seu turno, Luís Mateus, Diretor Executivo da Ci Global Media, considera que “esta parceria com a OKI constitui uma excelente oportunidade para reforçar e alargar a oferta da agência no outsourcing de serviços de Comunicação e Marketing, trazendo o desafio de disponibilizar uma solução especializada e integrada, à medida das necessidades específicas de uma marca inovadora e sofisticada como a OKI.” 
A gestão executiva da Comunicação da OKI Systems em Portugal fica a cargo da consultora Marta Bilro, sob a coordenação da Chefe de Marketing ibérica da OKI, Sofia Velasco.

Impressora de 64 polegadas para sinalética a lançar na Fespa

epson surecolor_S30600A Epson vai lançar a SureColor S-30600 na Fespa. Sendo uma impressora de 64 polegadas (162,5 cm), quatro cores (CMYK), com alimentação de rolos eco-solventes, a S-30600 impõe uma nova relação preço/desempenho neste sector. 
A S-30600 consegue produzir tudo, desde posters, sinais, banners, painéis retroiluminados e materiais POS a anúncios para veículos, decoração de interiores e exposições. É suportada uma vasta gama de materiais em rolo, permitindo aos utilizadores imprimir em vinil, PVC e película fina, papel fotográfico e uma série de substratos populares para banners.
Marco van Niekerk, Epson Europe senior product manager, afirma: "Instalar a S-30600 é rápido e simples. Colocar rolos pesados, normalmente uma tarefa para duas pessoas, pode ser facilmente executado por um operador graças ao nosso macaco exclusivo. E o tensionamento de suportes, tradicionalmente acessível apenas a partir da parte frontal da impressora, pode ser controlado a partir das partes frontal e traseira, permitindo que os operadores não percam tempo a andar para a frente e para trás. Assim, reduz-se o tempo de instalação e maximiza-se a produtividade".
Os fluxos de trabalho de elevado volume são processados, com velocidades de impressão de 7,3 a 29,4 m2/hora, dependendo do modo de impressão (o primeiro tipicamente para aplicações de interior e o segundo para banners de exterior). Existe ainda um modo de qualidade máxima para o trabalho de inspecção mais exigente, que usa a resolução total da impressora de 1440 × 1440 ppp.
A Epson desenvolveu uma nova tinta, a Epson UltraChrome GS2, concebida para funcionar com a S-30600 e a nova geração de cabeças de impressão TFP da Epson. A UltraChrome GS2 fpo desenvolvida com base nos pontos fortes da UltraChrome GS (usada na Epson Stylus Pro GS6000), com uma nova formulação de amarelos, que resiste à luz durante mais tempo. A UltraChrome GS2 é inodora, isenta de níquel e não necessita de ventilação especial, permitindo que a S-30600 seja usada num ambiente de escritório.
Os custos e o impacto ambiental são reduzidos graças à eficiência energética com certificação ENERGY STAR da impressora. A Epson SureColor S-30600 estará disponível a partir de Março de 2012, e será lançada na Fespa Digital 2012 (21 - 24 Fevereiro de 2012 em Barcelona)