Log in

Omdesign assina comunicação do Espaço Porto Cruz

EspaçoPortoCruz OmdesignA agência portuense Omdesign é responsável pela campanha de comunicação do novo Espaço Porto Cruz, em Vila Nova de Gaia. O Espaço Porto Cruz é um centro multimédia, um lugar informativo, expositivo e de lazer que oferece novas experiências com vinho do Porto e convida a experimentar um vinho histórico, de forma inovadora e interativa.
A campanha de comunicação designada “New Experience Port Wine”, assinada pela Omdesign, conta com diversos suportes promocionais e de comunicação e é dirigida aos apreciadores de vinho do Porto e a todos os que pretendem saber mais sobre a sua história, os seus produtos e a sua arte.

Academia de design de comunicação está de regresso

designerA FLAG vai estrear a primeira edição da Academia FLAG de Design de Comunicação, no Porto, no dia 6 de Novembro, e lançar a terceira edição, em Lisboa, no dia 4 do mesmo mês.
Gabriel Augusto, diretor-geral da FLAG, explica que a terceira edição da Academia tem a preocupação de adequar toda a aprendizagem prática à realidade do mercado de trabalho: “durante a formação, teremos empresas reais que darão aos alunos briefings reais para a elaboração de propostas, permitindo assim uma total aproximação ao real mercado de trabalho. No final da formação está também prevista uma entrevista com os diretores criativos de várias agências de publicidade e comunicação, por forma a preparar a integração dos participantes no mercado” refere. Outra das mais-valias da Academia FLAG de Design de Comunicação é o facto de “apresentar uma equipa de formadores especialistas que atuam diariamente nos mais diversos campos do Design, privilegiando, desta forma, uma aprendizagem prática, atual e adequada à realidade de mercado”, explica Gabriel Augusto.
Os profissionais que já frequentaram edições anteriores da Academia de Design de Comunicação reforçam que o conhecimento prático é uma das mais valias desta formação: “um dos pontos mais altos é o contato direto com os clientes que serve logo de preparação para o mundo do trabalho”, explica Tomás Gil. César Garcia, outro participante na anterior edição da Academia de Design de Comunicação refere que esta formação lhe deu “uma série de ferramentas que serviram para que agora possa ter uma melhor oportunidade no ingresso no mercado de trabalho”.
Durante o curso, prevê-se ainda a realização de diversos projetos, workshops e visitas a eventos externos, relacionados com as situações concretas para os quais os profissionais de Design de Comunicação, no contexto do mercado atual, devem dar resposta.
A terceira edição da Academia FLAG de Design de Comunicação, em Lisboa e a primeira no Porto, apresenta uma duração total de 978 horas de formação presencial. Limitada a 12 vagas, o processo de candidaturas está dividido em duas fases, terminando a 15 de Outubro. Os interessados poderão ter acesso a mais informações sobre este processo em www.flag.pt/academia_designcom/

Centro Português de Design vai ser extinto

cpd logoA actividade do Centro Português de Design (CPD) vai ser descontinuada por motivos económicos. Os funcionários receberam a indicação de que o CPD seria extinto por "não sustentabilidade económica". Por enquanto existem auditorias de projetos a decorrer e por isso o CPD ainda está em actividade. Fontes do Ministério da Economia revelaram ao Diário de Notícias que "no atual contexto, tornou-se inviável a manutenção do CPD, não só porque o respetivo modelo de financiamento seguido se esgotou, mas sobretudo pelo facto de o CPD não ter sido capaz de cumprir os objectivos que presidiram à sua criação". Vai decorrer um processo de despedimento colectivo, "por acordo mútuo entre o CPD e os seus diversos colaboradores. Refira-se, ainda sobre a questão dos Recursos Humanos, que actualmente o CPD só dispõe de dois designers sendo os restantes colaboradores da área administrativa".

Propriedade intelectual do design em discussão

addict logoA ADDICT, plataforma de desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa, e o seu associado J. Pereira da Cruz, SA – Agentes Oficiais da Propriedade Industrial, organizam em 2013 um Ciclo de Propriedade Intelectual onde, em quatro sessões, se vai tratar da importância da protecção em diferentes sectores da criação intelectual. A estreia ocorre esta quinta-feira, dia 23 de Maio, na Fábrica Santo Thyrso, onde irá ser analisada a importância da protecção do Design.

Num modelo aberto de perguntas e respostas, a primeira sessão vai contar com a intervenção de Maria Gambina, Alexandra Fonseca, da Consularte – Assessoria Legal para as Artes, e Mário Marques, da J. Pereira da Cruz, SA. Estarão ainda em análise o tema da protecção do design de Moda, o registo do design, o âmbito da protecção nacional, comunitária e internacional, protecção por via dos direitos de autor, protecção de marcas, patentes (moda), segredos industriais e novos modelos de negócio.

As próximas sessões do Ciclo de Propriedade Intelectual terão como temas a Protecção do Software Educativo e de Entretenimento (Julho); a Protecção do Audiovisual (Outubro) e a Protecção da Música (Novembro).