Coral em 3DO aumento das temperaturas e a acidificação dos oceanos, a pesca predatória e a poluição estão a colocar em risco a existência dos corais. O Golfo Pérsico, próximo da Arábia Saudita teve uma redução de 90% nos seus corais, o que se torna muito grave quando se pensa que é lá que vivem uma de cada quatro espécies marinhas. A ReefArabia e a organização australiana Sustainable Oceans International querem minimizar o problema com o recurso à impressão 3D.



Dois blocos impressos foram lançados ao fundo do mar, cada um com um metro de altura, um metro de largura e um metro de profundidade, com cerca de 500 kg no total. “Os corais artificiais são, geralmente, feitos em moldes de cimento. A impressão 3D permite a criação de vários túneis, buracos e espaços, algo impossível no modelo tradicional. É como ter um prédio com muito mais apartamentos para a vida marinha. Tudo isso usando material como o arenito, muito menos nocivo ao ambiente, com aparência mais natural e sem ter um bloco igual ao outro” diz David Lennon, director da Sustainable Oceans. “

Infelizmente, apenas a italiana Dshape tem máquinas no tamanho necessário para proceder à impressão desses corais artificiais. Só a Sustainable Oceans International já gastou 100 mil dólares em protótipos, transporte das unidades, licenças e marketing do projecto.