swiss-francO papel DuraSafe, produzido na fábrica de Landqart da Fortress Paper, foi o escolhido para a produção da nona série do Franco Suíço, a ser emitido pelo Banco Nacional Suíço (SNB).

DuraSafe é um novo substrato para notas com compósito de polímero-papel desenvolvido em cooperação com o Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) de Zurique. O DuraSafe é composto por duas camadas externas de papel de algodão com um núcleo de polímero totalmente transparente o que, de acordo com a Fortress Paper, adiciona estabilidade e propriedades de resistência mecânica superiores às notas, assim como atribui características de alta segurança.

Chadwick Wasilenkoff , CEO da Fortress Paper, afirmou: "O Franco Suíço é amplamente reconhecido por ter um dos mais altos padrões de características de segurança do mundo e acreditamos que este contracto de referência nos permitirá gerar mais interesse com bancos estatais em todo o mundo."

As propriedades do substrato permitem a criação de janelas em qualquer lugar da nota e a colocação de uma marca d'água ou de fibras de segurança, bem como o recurso a técnicas mais tradicionais de segurança.