Log in

Colombiano vence grande prémio PortoCartoon 2014

World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, e subordinado ao tema "Água Viva/ Terra Viva". O trabalho vencedor tem por título "Plastic Bottles". aequo foram para "Living Earth" de Jerzy Gluszek, da Polónia, e "Water Prize" de Halit Kurtulmus, da Turquia.

XVIPC GrandePremio Canada DiegoHerrera
XVIPC GrandePremio Canada DiegoHerrera

XVIPC GrandePremio Canada DiegoHerrera



A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir ainda dezassete Menções Honrosas a artistas de diferentes países: Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Nicarágua, Portugal, Républica Checa, Roménia e Ucrânia. A edição deste ano contemplou dois prémios especiais de caricatura, em homenagem a Nelson Mandela e a Siza Vieira. Os vencedores foram, respectivamente, André Carrilho, de Portugal, e Ivan Prado, autor peruano residente na Alemanha.

Em apreciação estiveram cerca 1800 obras, de 500 artistas, oriundas de todos os continentes. O Irão é o país com mais participação: 340 trabalhos, de 82 cartunistas. Seguem-se Portugal , Sérvia, Turquia e Roménia.

XVIPC Mandela 1oPremio Portugal Carrilho
XVIPC Mandela 1oPremio Portugal Carrilho

XVIPC Mandela 1oPremio Portugal Carrilho


O Júri internacional do XVI PortoCartoon, presidido por Georges Wolinski - cartunista do Liberation e Paris-Match - integrou Xaquín Marín, fundador do Museo de Humor de Fene (Espanha), Júlio Dolbeth, em representação da Faculdade de Belas Artes do Porto, Roberto Merino, encenador, e Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa. O Presidente do Júri, Georges Wolinski, realçou na conferência de imprensa, a qualidade dos trabalhos desta edição, sublinhando a sua maior "inteligência e ousadia".

Os vencedores do XVI PortoCartoon receberão os troféus e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, a 23 de Junho, aquando das Festas do S. João.