europac vianaA fábrica de Viana do Castelo do Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa, S.A.) conseguiu um novo recorde de produção no ano passado, atingindo o valor de 363 947 toneladas. A Europac é o quarto fabricante europeu deste produto, com uma capacidade de produção de 375 000 toneladas anuais.

Este tipo de papel de fibra virgem, fabricado a partir de madeira, caracteriza-se pela alta qualidade e resistência, o que permite dar resposta aos altos padrões de qualidade do mercado europeu. Cerca de 90% da produção da fábrica de Viana destina-se a exportação, o que faz desta unidade um dos principais exportadores de Portugal.

Estes resultados são fruto dos 200 milhões de euros investidos na fábrica de Viana do Castelo desde o ano 2000. Do total investido, 116 milhões de euros destinaram-se a aumentar a capacidade de produção da máquina de papel desta unidade, que gera 318 postos de trabalho directos.

A fábrica de papel de Viana do Castelo foi inaugurada em 1974 e desde então a sua capacidade de produção já foi aumentada em 170%, tendo já produzido mais de oito milhões de toneladas de papel.