florestaemperigoAndrea Espadinha e Dinis Correia são os designers responsáveis pelo projecto que granjeou mais um prémio para “O PÚBLICO”, pela Society for News Design. Numa lista dominada por trabalhos norte-americanos, Floresta em Perigo é o único representante português com um prémio de excelência.

A reportagem foi efectuada por Joaquim Guerreiro e Raquel Albuquerque, que acompanharam o processo de prevenção e combate aos incêndios na floresta portuguesa, da limpeza dos terrenos baldios às histórias de quem tenta impedir tragédias. O site que albergou a reportagem granjeou uma medalha de ouro para inovação multimédia nos prémios ÑH e foi finalista dos prémios do Observatório de Ciberjornalismo).

The New York Times é o mais destacado vencedor desta edição dos prémios da Society for News Design dedicados aos sites de informação, com quatro medalhas de prata e 55 prémios de excelência.

O The Washington Post recebeu duas medalhas de prata e 19 prémios de excelência, enquanto a National Geographic arrecadou duas medalhas de prata e 17 prémios de excelência. O The Boston Globe conseguiu uma medalha de prata e 15 prémios de excelência e o britânico The Guardian, com o trabalho NSA Files: Decoded assim como a rádio pública norte-americana NPR, com o Planet Money Makes A T-Shirt, conquistaram as duas únicas medalhas de ouro.

Em meados de Fevereiro, a Society for News Design (organização sem fins lucrativos fundada em 1979) já tinha atribuído os prémios relativos a 2013 para as edições em papel.