O Conselho de Administração da Europac (Papeles y Cartones de Europa, SA) aprovou as contas correspondentes ao primeiro semestre de 2012. As vendas agregadas foram superiores às registadas no mesmo período de 2011, subindo 4% para os 487 milhões de euros. O EBITDA recorrente foi de 44,1 milhões de euros, menos 20% que no período homólogo. Portugal representou 43% das vendas do Grupo por origem, sendo a maioria da produção destinada ao mercado internacional. As actividades desenvolvidas em Portugal foram responsáveis por vendas agregadas de 217,5 milhões de euros, mais 5% do que no mesmo período do ano anterior.
Enrique Isidro, administrador delegado do Grupo Europac, sublinha que “os resultados do primeiro semestre do ano confirmam as nossas estimativas para um exercício que, tudo indica, vai evoluir de menos para mais. Ainda estamos longe dos números obtidos em 2011, mas a comparação entre o primeiro e o segundo trimestre de 2012 reflete já uma melhoria significativa”.
Num contexto de manutenção das vendas, o EBITDA recorrente do segundo trimestre aumentou 19% face ao primeiro trimestre do ano e o resultado líquido cresceu 351% entre trimestres consecutivos. Esta melhoria deve-se à evolução positiva do preço do papel kraftline e ao aumento das margens da Divisão Papel.
O administrador delegado do Grupo anuncia ainda que “depois das recentes variações de preços no negócio do papel reciclado, é necessário recuperar as margens. Num quadro de maior procura do que o esperado, vamos anunciar aos nossos clientes uma subida de preço de 100€ por tonelada deste produto”.