O Catálogo IKEA 2013 chega às mãos dos portugueses com o tema “Dê nova vida à sua casa”, distribuído através de ações de rua em Lisboa e Porto, venda em quiosques e entregue em casa, num total de 2.300.000 unidades. O Catálogo IKEA 2013 apresenta uma nova estrutura com base nas atividades do dia a dia, como cozinhar, descontrair ou dormir. Também a qualidade do papel foi melhorada e o formato do Catálogo alterada, permitindo uma igual dimensão para todas as versões do Catálogos IKEA. Este ano, foram criadas 62 versões para serem distribuídas em 44 países, para mais de 29 idiomas, contando com 211 milhões de cópias impressas em todo o mundo. Pela primeira vez, a impressão da capa e a encadernação dos catálogos distribuídos no país foram feitas em Portugal.
Este ano, a criatividade e inovação da IKEA vão para além das 328 páginas que compõem o catálogo, ao ser introduzido uma aplicação para smartphone ou tablet, descarregável numa app store, para sistema Android e iOS –iPhone e iPad. Através de um sistema de reconhecimento de imagem, é possível o acesso a mais de 30 conteúdos interativos exclusivos em 42 páginas do catálogo, tais como galerias de imagens criativas, filmes inspiradores, modelos 3-D de produtos IKEA, raios-X surpreendentes, funções interativas como guias ‘faça você mesmo’ e informação extra.
Todas as fibras de papel utilizadas para a produção do Catálogo IKEA 2013 são rastreáveis até à sua origem e foram auditadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Forest Stewardship Council – FSC. Para além disso, houve um forte investimento na redução da utilização de água, fontes de papel e emissões de carbono. Todos os fornecedores envolvidos na produção desta ferramenta da IKEA cumprem, de uma forma integral, com o código de conduta da IKEA – o IWAY.