Log in

Grupo Portucel Soporcel é segundo maior exportador

portucelsoporcel ad
portucelsoporcel ad

portucelsoporcel ad
O grupo Portucel Soporcel tornou-se, em 2013, o segundo maior exportador em Portugal, tendo vendido pasta e papel no valor de €1.215 milhões para 118 países nos cinco continentes (mais cinco destinos do que no ano anterior).

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o grupo foi responsável pela segunda fatia mais significativa das exportações nacionais de bens, tendo atingido o primeiro lugar na exportação de papel e pasta de papel, que no ano passado totalizou €1.703 milhões.

O grupo assume-se também como o exportador nacional que claramente gera o maior Valor Acrescentado Nacional, pelo facto de os recursos que o grupo usa serem maioritariamente produzidos em Portugal e adquiridos a empresas de todos os sectores do tecido económico nacional.

Com a Europa e os EUA a serem os principais mercados de destino dos seus produtos, o grupo Portucel Soporcel é líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) e o sexto a nível mundial. O grupo é também o maior produtor europeu, e o quarto a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto BEKP - Bleached Eucalyptus Kraft Pulp –, ocupando ainda uma posição de destaque no sector da energia, como primeiro produtor nacional de “energia verde” a partir de uma fonte renovável, a biomassa florestal.