samsung print boardOs designers da Samsung criaram uma impressora de cartão, a que deram o nome de Origami. A impressora é totalmente dobrável e encaixa as peças, motivo pelo qual não necessita de parafusos.

O dispositivo é constituído apenas por cartão reciclado e plástico no interior. A marca garante que tem a mesma longevidade das impressoras convencionais e que é resistente ao fogo e à prova de água. O equipamento pode ser personalizado para cada utilizador e totalmente reciclado após a utilização.


Seung-wook Jeong, chefe de design da Samsung, estava numa confeitaria quando percebeu que podia aplicar o mesmo conceito utilizado nas embalagens de doces. Pensou: “E se colocássemos o mecanismo de uma impressora numa caixa de cartão, na frente do consumidor, como numa confeitaria?”. A ideia passou a um projecto concreto que venceu o Prémio Internacional de Excelência em Design 2013. A impressora é apenas um protótipo mas os analistas consideram que tem potencial no mercado e poderia, inclusive, ser vendida a valor mais baixo do que as impressoras convencionais.