Navigator 01O grupo Portucel Soporcel vai à Paperworld, entre 25 e 28 de Janeiro na cidade de Frankfurt. O grupo português vai apresentar as suas marcas próprias no certame.

“Acreditamos que 2014 continuará a ser um ano de conquista de quota de mercado nas principais geografias em que operamos. Enquanto exportador, o Grupo está atento à evolução dos mercados e trabalha para detectar novas oportunidades que permitam o crescimento da sua actividade. Este permanente investimento tem-nos permitido manter uma carteira de encomendas muito confortável e trabalhar de forma contínua, a 100% da capacidade produtiva, colocando a quase totalidade da nossa produção no mercado externo”, refere Hermano Mendonça, director de marketing do grupo Portucel Soporcel.

No stand do grupo Portucel Soporcel, no Pavilhão 3, estarão expostas as principais marcas de papel – Pioneer, Inacopia, Explorer, Target e Discovery – bem como a Navigator. A Navigator vai revelar ao mercado um conjunto de inovações, com o objectivo de desenvolver novos segmentos de consumo e apresentar novas soluções para os consumidores mais sofisticados de papel.

Segundo Hermano Mendonça, "enquanto maior produtor europeu é fundamental estarmos presentes naquela que é a maior feira do mundo dedicada a papel e material de escritório e que no ano passado recebeu mais de 80 mil visitantes. É uma oportunidade para reforçar a nossa posição de liderança mundial e a estratégia de sucesso que desenvolvemos ao nível das marcas próprias, que são hoje líderes de mercado, distinguindo-se pela inovação e sustentabilidade ambiental, e que são exportadas para mais de 110 países, nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA”.


A estratégia de inovação e desenvolvimento seguida pelo Grupo permitiu que as vendas de marcas próprias, nos primeiros nove meses de 2013, registassem um crescimento de um ponto percentual no total do negócio e quatro pontos percentuais na Europa. Em particular, o crescimento de 4% no volume vendido da marca Navigator na Europa demonstra uma vez mais a força da marca e a sua resiliência a condições adversas de mercado.

O Grupo tem efectuado um esforço permanente no sentido de alargar os seus mercados e reposicionar o seu mix de produtos nos mercados tradicionais, tirando partido da forte penetração e notoriedade das suas marcas próprias e da elevada percepção de qualidade da sua proposta de valor. Nesse sentido, o Grupo tem ganho quota nos seus mercados tradicionais e aumentado significativamente a sua presença em novos mercados, nomeadamente no Leste da Europa, no Norte de África e no Médio Oriente.

Merece também destaque o facto de as marcas do Grupo, para além de manterem todas as credenciais de qualidade, serem certificadas pelos sistemas FSC (Forest Stewardship Council) e PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification schemes) e ostentarem o selo Ecolabel – Rótulo Ecológico da União Europeia. Estas certificações reflectem o compromisso com a gestão responsável da floresta, de acordo com normas internacionais, que visam criar condições para responder às necessidades sociais, económicas e ambientais das gerações actuais e futuras. As certificações representam, em mercados cada vez mais exigentes, uma garantia adicional relativamente à origem da matéria-prima, sendo um sistema com elevado reconhecimento a nível mundial.