Login

Produção de bioplástico vai aumentar

bioPlasticoA capacidade de produção anual do mercado europeu de bioplásticos vai crescer de 1,4 milhões de toneladas em 2012 para cerca de 6,2 milhões de toneladas em 2017. De acordo com a previsão de mercado mais recente , a terra usada para o abastecimento de matérias-primas renováveis para os bioplásticos será de apenas cerca de 0,02 % da área agrícola mundial. Esta é a conclusão da última previsão de mercado que a associação da indústria de bioplásticos Europeia publica anualmente, em cooperação com o Instituto de bioplásticos e biocompósitos da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes Hannover, na Alemanha.

A previsão diz que o mercado de embalagens continuará a ser o segmento líder para aplicações bioplásticos , com uma gama crescente de aplicações maduras. Prevê-se que as novas soluções contribuam para reduzir a dependência de matérias-primas fósseis e para minimizar a pegada de carbono de embalagens.

François de Bie , presidente da associação, afirma: "O crescimento contínuo pode ser esperado em relação a todos os tipos de material bioplástico e numa variedade de segmentos de mercado - desde a embalagem à electrónica de consumo". Plásticos biodegradáveis também estão a demonstrar taxas de crescimento com capacidade de produção que deverá ganhar cerca de 60% até 2017.