O Esporão lançou o desafio, a artista aceitou e o papel tomou forma. A simplicidade de um gesto, como o abraço, ganha novos contornos pela mão de Filipa Pais Rodrigues, designer de papel. O papel dá forma ao abraço que envolve o vinho, Monte Velho, criando assim uma intima ligação entre ambos.

Abraço-de-Papel

O ponto de partida foi o Alentejo, a Herdade do Esporão e o Monte Velho. A linguagem gráfica, cromática e iconográfica remete para as origens do vinho e do papel, em paralelo, sublinhando a elegância, a simplicidade, e ao mesmo tempo, a informalidade destes produtos.

A azinheira, característica nas planícies do Alentejo e na Herdade do Esporão, revela-se através de duas abordagens: uma silhueta recortada no Abraço de Papel, que dá lugar a uma ausência do material com a forma da árvore, por onde se deixam descobrir as castas inscritas nos rótulos das garrafas de Monte Velho, tinto e branco, e ainda, uma maqueta de cartão de média dimensão, criada pela mão da designer, que nos transporta para os elementos da terra, concebida para decorar a montra da Galeria Abraço.

Um Abraço de Papel a Monte velho é um projecto de assinatura apenas disponível para venda ao público até ao final do ano de 2013, na Galeria da Abraço, junto ao Martim Moniz. Este espaço dá actualmente lugar ao atelier ao vivo de Filipa Pais Rodrigues e onde estão expostos alguns dos seus trabalhos. Parte das receitas deste projecto revertem a favor da Associação Abraço.