Kindle-with-booksAs últimas pesquisas mostram que 62% dos jovens leitores, na faixa etária entre os 16 e os 24 anos, preferem o livro tradicional em vez do e-book. A geração, conhecida como “super-conectada”, obcecada com “selfies” e o download das apps mais recentes, está mais ligada ao produto impresso.

Questionada acerca das preferências entre produtos digitais e físicos, os livros são mais desejados que os filmes (48%), os jornais e as revistas (47%), os CDs (32%) e os videojogos (31%).

“É surpreendente porque pensa-se que os jovens dessa faixa etária estão muito ligados aos seus smartphones e equipamentos digitais” diz Luke Mitchell da agência Voxburner, que fez as questões acerca da aquisição de conteúdos a 1420 jovens adultos.

Os dois grandes motivos são o valor pelo dinheiro e uma conexão emocional ao livro físico. No que se refere ao preço, os jovens acreditam que os ebooks deviam custar metade do preço actual, enquanto 8% dos inquiridos o considera justo.


As razões para preferir produtos físicos aos digitais foram: "Eu gosto de segurar o produto" (51%), "Eu não estou restrito a um dispositivo em particular" (20%), "Eu posso facilmente compartilhá-lo" (10 %), "Eu gosto da embalagem" (9%) e "Eu posso vendê-lo quando utilizado" (6%). Mitchell disse que os comentários qualitativos sobre preferindo livros físicos incluíam coisas como "Eu colecciono", "Eu gosto do cheiro", e "Eu quero estantes completas". "Os livros são símbolos de status, você não pode realmente ver o que alguém tenha lido no seu Kindle", disse Mitchell.