Photo Book with CollageO mercado europeu ocidental de produtos fotográficos continua a mostrar um crescimento saudável. De acordo com a InfoTrends, as oportunidades de crescimento no mercado de produtos fotográficos são representados pelo grande número de europeus que ainda vão comprar produtos de merchandising fotográfico, seguidos dos compradores por repetição.

Mona Belle, consultor da InfoTrends afirma: "Aqueles que actuam no mercado de produtos fotográficos devem incentivar os compradores de primeira vez. A pesquisa mostrou que os consumidores que compram produtos fotográficos são mais propensos a criar produtos fotográficos no futuro em comparação com aqueles que nunca compraram. Uma sugestão poderia ser a de oferecer incentivos de preço para repetição, para se inscrever um amigo, ou com promoção dada uma vez que o amigo colocou a primeira encomenda."

A InfoTrends também observa que é importante para os comerciantes incentivarem os clientes existentes a repetir compras. Os agentes do sector devem considerar compradores activos (aqueles que compraram produtos fotográficos no ano passado) e os compradores inactivos (aqueles que ainda não compraram no último ano) separadamente nas suas estratégias de marketing. Compradores activos devem ser encorajados a comprar a mercadoria numa base regular. Devem ser direccionados especialmente para ofertas personalizadas sobre produtos premium. Compradores inactivos precisam ser convencidos a comprar a mercadoria novamente. Os prestadores de serviços relacionados com a fotografia devem considerar a possível razão por que os consumidores não têm recomprado certos itens e ofertas directas. Os livros de fotografias e calendários estão particularmente bem entre os compradores de repetição e os comerciantes devem considerar a comercialização destes numa base anual.