Log in

PortoCartoon lança tema para 2014

XVIPortoCartoon
XVIPortoCartoon

XVIPortoCartoon
O tema “Água Viva / Terra Viva” vai servir de mote para o PortoCartoon - World Festival de 2014, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. O convite à participação acaba de ser lançado aos cartunistas de todo o mundo e apresenta as figuras emblemáticas de Mandela e Siza Vieira para prémio especial de caricatura.
Como se pode ler no Regulamento do PortoCartoon 2014, “a água está a tornar-se não só escassa, como alvo da onda de privatização global” e “um pouco por todo o mundo, vários países estão a perder a soberania sobre a água”. Considerando que a água é um património comum da humanidade, os organizadores do PortoCartoon sublinham a importância do “alerta do humor” para a protecção mundial do ‘ouro azul’.
O PortoCartoon quer homenagear Mandela, o ‘nobel da paz’ e primeiro líder negro a assumir a presidência da África do Sul (1994-1999), depois de mais de 25 anos de prisão sob o regime de apartheid. Com o outro prémio especial de caricatura, pretende celebrar a obra do arquiteto Siza Vieira, que conquistou mais de trinta prémios internacionais, com destaque para o Prémio Pritzker/Chicago (considerado o ‘nobel da arquitetura’).
Esta iniciativa do Museu Nacional da Imprensa começou em 1998, precisamente com o tema das “Descobertas” (inaugurado pelo Presidente Jorge Sampaio em 1999) e tem colocado Portugal no pódio do cartoon mundial. No conjunto das quinze edições anteriores participaram mais de 7000 cartunistas, dos cinco continentes.
A última edição foi dedicada aos valores republicanos da “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Das edições anteriores destacam-se: o Desporto, Gutenberg, a Globalização, os Direitos Humanos, as Crises, ‘Aviões e Máquinas Voadoras’ e “Comunicação e Tecnologias”.