IMG 3727Chama-se Anabela Marques e é a responsável pela marca Idict. Uma marca que surge casualmente depois de algumas experiências com a reutilização de material. Hoje, Anabela é responsável por uma linha de joalharia sustentável, feita a partir da reutilização de plástico PET e de papel de revista. A doPAPEL encontrou a artista – que também é professora de artes visuais - no âmbito do festival IN. Entre vários outros expositores, Anabela destaca-se pela prática dos três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.

Tudo começou quando foi fazer uma pós-graduação em Barcelona e improvisou umas pregadeiras para oferecer às amigas no dia de Reis, já que em Espanha é o dia marcado para a troca de presentes. Depois da apreciação considerável e com os contactos certos, em breve estaria a fornecer peças únicas para uma loja de Barcelona. Quando regressou a Portugal decidiu ampliar o que fazia e recorreu ao material que teria disponível. O plástico PET proveniente das garrafas de bebidas servidas no café de que os pais são proprietários. Fez experiências e encontrou a fórmula mágica numa combinação entre plástico PET, papel de revista e uma massa de moldar desenvolvida por ela.

FestivalIN 44 FestivalIN 45 FestivalIN 46  

 
O resultado são peças originais e um negócio que já lhe vale até exportações para Itália. Continua a trabalhar sozinha, mas o número de encomendas é tal que já considera a expansão. Por agora, os interessados nas peças exclusivas podem fazer encomendas através do Facebook.