tetrapak-packagesA Tetra Pak, enquanto fabricante de embalagens, abriu o Fórum na Cimeira Mundial de Lacticínios 2013 da International Dairy Federation (IDF), que decorreu no Japão, com um discurso do CEO da empresa, Dennis Jönsson. No seu discurso, Dennis Jönsson endossou o apelo do IDF para se enfrentar os desafios de segurança alimentar e pediu a colaboração entre todas as partes interessadas da indústria.

“Redescobrir o Leite é relembrar aquilo que torna a indústria única. Prende-se com a responsabilidade e com a recompensa de proporcionar às pessoas em todo o mundo alimentos seguros e sustentáveis”, referiu Dennis Jönsson, relembrando o tema deste ano da Cimeira da IDF. “Mas o leite não alimenta apenas o corpo, alimenta também sociedades e economias.” Dennis Jönsson descreveu desafios e oportunidades que moldam o sector de lacticínios como a crescente procura de produtos lácteos líquidos, o aumento dos custos e da pressão da concorrência, bem como uma maior consciência do consumidor quando às questões da segurança alimentar e do ambiente.

O Presidente e CEO da Tetra Pak apresentou, em seguida, três soluções para estes desafios e oportunidades. “Em primeiro lugar, temos que inovar constantemente para responder à diversidade e às rápidas mudanças nas preferências dos consumidores. Em segundo lugar, devemos utilizar o poder da tecnologia para diminuir o desperdício de alimentos, maximizar a sua segurança e chegar a cada vez mais pessoas com produtos lácteos de elevada qualidade. Em terceiro lugar, devemos trabalhar em conjunto para garantir não apenas a viabilidade económica futura da nossa indústria, mas a sustentabilidade social e ambiental do nosso planeta.”