Beta-i Lisbon ChallengeA Beta-i junta em Lisboa a partir de hoje e durante os próximo quatro meses 74 startups, 200 mentores e 100 investidores de todo o mundo na primeira edição do Lisbon Challenge. Trata-se de um programa transatlântico de aceleração destinado a startups em fase de crescimento, com o objetivo de capacitar as 74 startups selecionadas para o crescimento, internacionalização e captação de financiamento a curto prazo, em que os finalistas irão viajar até Londres, São Paulo e Nova Iorque apresentar os seus projetos a investidores mundiais. O programa recebeu cerca de 500 candidaturas, das quais 40% internacionais. Dos candidatos oriundos de 25 países, destacam-se o Brasil, Estados Unidos e Reino Unido com participação mais forte. Salienta-se ainda a presença de candidaturas da Macedónia, Turquia e Nigéria. Os setores mais representados são Tecnologias (37%), Turismo e Educação (23%), Indústria Criativa e Gaming (20%) e Saúde e Biotech (10%). Todas as startups inscritas têm menos de um ano e 92% já dispõem de um protótipo ou produto definido.

“O Lisbon Challenge é um programa internacional que durante quatro meses proporciona a startups de todo o mundo e de todas as áreas um excelente nível de aprendizagem e a possibilidade de apresentar as ideias de negócio a investidores. As 500 candidaturas realçam a importância que o empreendedorismo e a inovação têm vindo a ganhar a nível mundial. Queremos ajudar estas ideias a vencer e Lisboa é um excelente local para impulsionar negócios. A cidade oferece as infraestruturas necessárias, recursos de talento e um excelente mercado de testes. É o local perfeito para a realização deste desafio e para atrair e criar condições para que a cidade se posicione no universo do empreendedorismo. Estamos muito entusiasmados com este novo projeto”, afirma Pedro Rocha Vieira, Presidente da Beta-i.

Até meados de Dezembro, as 74 equipas irão reunir com mentores de renome internacional, incluindo Brant Cooper, co-autor do bestseller internacional “The Lean Entrepreneur” e Roxanne Varza, da Microsoft Europe, entre muitos outros. Os projetos finalistas deste concurso, para além de poderem viajar até Londres, São Paulo e Nova Iorque para apresentar os seus projetos a investidores mundiais, poderão receber uma ajuda em dinheiro para montar o seu projeto. No total, estão em jogo 150 mil euros em dinheiro (“no strings attached”) e cerca de 3 milhões de euros em produtos e serviços.

As equipas terão ainda a possibilidade de participar no maior evento de empreendedorismo em Portugal – o Explorers Festival – também realizado pela Beta-i, que inclui um bootcamp de liderança co-organizado pelos Fuzileiros da Marinha; sessões práticas de treino em ferramentas de uso diário para startups; e uma conferência de inspiração com a presença de oradores internacionais, incluído o surfista Garrett McNamara e astronautas da Agência Espacial Europeia. Durante o Lisbon Challenge existirá ainda, a possibilidade das equipas participarem no SeedCamp Lisboa. No evento de encerramento do Explorers Festival, serão anunciados os 10 vencedores do Lisbon Challenge, com atribuição dos respetivos prémios.

O LisbonChallenge, organizado pela Beta-i, conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa e o Alto Patrocínio da Presidência da República. Tem como sponsors a Caixa Geral de Depósitos, a Fundação Luso-Americana, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a KIC Inno Energy, a PT e o Turismo de Portugal.