europac vianaO Conselho de Administração do Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa S.A.) registou um aumento do EBITDA consolidado de 29%, em relação a igual período do ano passado e num contexto de crescimento das vendas agregadas de 9%.
O EBIT chegou aos 11,05 milhões de euros, um aumento de 65% face ao período homólogo de 2012, sendo que o resultado líquido atingiu os 4,19 milhões de euros, o que significa um aumento de 888% em relação aos 0,42 milhões de euros alcançados no primeiro trimestre do ano passado.
Enrique Isidro, administrador-delegado do Grupo Europac, salienta que “os resultados do primeiro trimestre do ano são fruto do esforço realizado na melhoria da eficiência e da produtividade do grupo numa conjuntura adversa, o que permitiu aumentar a produção e as vendas de todas as áreas de negócio e compensar a deterioração das margens em algumas das actividades e o impacto muito negativo da reforma energética em Espanha”.
O administrador-delegado destaca ainda “que a Europac continua a desenvolver uma política drástica de redução e contenção de custos. Todos os gastos que não aportam valor continuam a ser eliminados”.
As expedições europeias de papel kraftliner foram das mais altas desde a diminuição da capacidade produtiva europeia provocada pelo fecho de uma fábrica no segundo trimestre do ano passado, num mercado em que o défice estrutural entre a procura e a oferta europeia de papel kraft castanho, como o que se fabrica em Viana do Castelo, é de 32%.
O aumento da eficiência da fábrica de Viana do Castelo traduziu-se num crescimento da produção de papel kraftliner de 12%, que está em níveis recorde. Esta circunstância, juntamente com o aumento dos preços de venda, significou um crescimento das vendas agregadas de 23%.
Por outro lado, o aumento do volume de vendas de papel reciclado, com os stocks europeus em níveis baixos e a subida dos preços de venda desde Março, permite prever uma melhoria do resultado do negócio no segundo trimestre.
Na área de negócio do cartão é de destacar um ligeiro aumento do volume de vendas em relação ao período homólogo de 2012, pela incorporação da Europac Cartonnerie de Bretagne no passado 1 de Março e ao crescimento do mercado espanhol.