Log in

PortoCartoon lança tema 2013

MNI GalIntCartoon2
MNI GalIntCartoon2

MNI GalIntCartoon2
O tema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” vai servir de mote para o PortoCartoon - World Festival de 2013. O convite à participação acaba de ser lançado aos cartunistas de todo o mundo.
Como se pode ler no Regulamento do PortoCartoon 2013, “vivem-se tempos difíceis e controversos, com o mundo ainda longe dos ideais da revolução francesa: liberdade, igualdade e fraternidade”. Acrescenta o documento, justificando o tema: “O velho mundo está em crise e os chamados 'países emergentes' escondem muita miséria e falta de liberdade real”. Apesar de alguns aparentes 'oásis', lê-se, o individualismo aumenta e, por tudo isso, “vale a pena empunhar, de novo e sempre, os ideais que mudaram o mundo em 1789”.
Excecionalmente são instituidos, nesta edição do PortoCartoon, dois prémios especiais de caricatura, pela sua oportunidade. Um para celebrar os 104 anos do realizador Manoel de Oliveira que continua filmando. É o mais velho cineasta do mundo no ativo. O outro, para evocar José Saramago, premio nobel da literatura, que teria 90 anos, se fosse vivo.
Esta será a 15ª edição de uma iniciativa do Museu Nacional da Imprensa que tem estado no pódio do cartoon mundial e que começou em 1998, precisamente com o tema das “Descobertas”, na altura inaugurado pelo Presidente Jorge Sampaio.
Georges Wolinski, um dos mais credenciados cartunistas da actualidade, voltará a ser o presidente do Júri. No conjunto das catorze edições anteriores participaram mais de 7000 cartunistas, dos cinco continentes.