portucelsoporcel bucacoO grupo Portucel Soporcel e a Fundação Mata do Buçaco (FMB) apresentaram uma parceria que passará a desempenhar um papel fundamental na conservação e gestão florestal daquele património natural.
A doação de árvores e plantas aromáticas, a partilha de conhecimento e a dinamização de um programa de sensibilização, dirigido aos proprietários limítrofes à Mata do Buçaco, tendo em vista a adopção de uma gestão responsável, condição essencial de uma floresta certificada, constituem alguns dos pilares desta colaboração.
A aliança entre as duas entidades contempla, igualmente, a realização de programas de natureza pedagógica, no âmbito das visitas escolares à Mata Nacional do Buçaco.
“Escolhemos o Dia Mundial da Floresta para assinalar o nosso apoio à Fundação da Mata do Buçaco, pelo simbolismo que a data encerra, mas esta parceria tem um alcance muito mais vasto. Foram já hoje plantadas 300 árvores na Mata, outras se seguirão, contribuindo para a recuperação deste espaço, de uma riqueza natural singular e emblemática para o País, em que o Grupo se empenhou desde a primeira hora”, começou por afirmar Ana Nery, responsável pela área de Imagem e Comunicação Institucional do grupo Portucel Soporcel.
“Esta colaboração é uma sequência lógica da nossa política activa de desenvolvimento e valorização dos espaços florestais do País e confirma o reconhecimento do grupo Portucel Soporcel enquanto promotor de um modelo em que as florestas plantadas de eucalipto, bem geridas, podem coexistir com um património natural de referência no País”, adiantou Paula Guimarães, responsável pela área de Certificação Florestal do Grupo, aludindo assim a uma das vertentes da parceria, que consiste na dinamização de sessões de formação e sensibilização junto dos proprietários que detêm ou gerem plantações de eucalipto nos terrenos contíguos à Mata.
António Franco, Presidente da Fundação Mata do Buçaco, considerou, por seu lado, que “Esta parceria com o grupo Portucel Soporcel vai trazer maior robustez e um suporte determinante a todo o programa de gestão e recuperação da Mata do Buçaco, algo tanto mais importante no actual contexto económico, em que os operadores privados poderão ser decisivos face à escassez de recursos públicos. É com muita satisfação que contamos com o apoio de um grupo reconhecido pela sua gestão florestal responsável. A Mata do Buçaco tem muito a ganhar com esta parceria”.