Pedro Queiroz Pereira

O mundo do papel ficou mais pobre com a partida do presidente do conselho de administração da The Navigator Company, Pedro Queiroz Pereira, a 18 de agosto, aos 69 anos.


Nascido a 5 de março de 1949, filho de Maud Queiroz Pereira e Manuel Queiroz Pereira, Pedro Queiroz Pereira frequentou o Colégio Militar e ingressou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, que deixou para se dedicar aos negócios da família, nos quais desempenhou diversas funções.


Era-lhe conhecida a paixão pelo o mundo dos desportos automóveis, tendo competido em várias provas nacionais e internacionais, incluindo na Fórmula 2, onde se debateu com Ayrton Senna.

Pedro Queiroz Pereira era também presidente do conselho de administração da Semapa e da Secil, sendo conhecido pela sua propensão para o investimento. Na área papeleira foi responsável pelo desenvolvimento da Portucel Soporcel, que passou a designar-se The Navigator Company, para melhor espelhar a realidade internacional da companhia.

“Somos uma Empresa socialmente responsável, que gosta de prestar contas da sua atividade à sociedade, como, de maneira ampla e sistematizada, o seu Relatório de Sustentabilidade, publicado bienalmente, reflete. Temos, também por isso, uma política de abertura à comunidade, sendo as nossas plantações, viveiros e fábricas visitados anualmente por vários milhares de pessoas. Merecem especial ênfase as muitas visitas de alunos de todos os graus de ensino, que constituem verdadeiras aulas práticas de iniciação ao mundo da economia real.”, referiu Pedro Queiroz Pereira na sua mais recente mensagem aos acionistas.


Pedro Queiroz Pereira deixa um património avaliado em cerca de 779 milhões de euros, às filhas Filipa Rocha Páris, Lua Queiroz Pereira e Mafalda Sacadura Botte, que recentemente integraram o conselho de administração da Semapa.