Responsabilidade ambiental
 
O festival de Paredes de Coura vai receber uma iniciativa de sensibilização ambiental promovida pela European Recycling Platform Portugal (ERP) e a Novo Verde, ambas entidades gestoras de resíduos, entre 12 e 18 de agosto.

O objetivo é continuar a educação e sensibilização através de mecânicas de ativação de comportamentos ambientais adequados, nomeadamente no que respeita ao encaminhamento de resíduos elétricos e eletrónicos, pilhas e embalagens.

Os diversos promotores que estarão no terreno motivarão a participação em mecânicas de sensibilização que envolverão o público, nomeadamente através do contacto direto com os canais que conduzem à reciclagem dos resíduos, permitindo a separação e encaminhamento adequados.

A ERP Portugal terá um jogo sobre o Depositrão e a Novo Verde será representada por “ecopontos humanos”, responsáveis pela recolha seletiva de embalagens de papel/cartão, plástico e vidro. Será sorteada a atribuição de bilhetes para a próxima edição do festival.
 
A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002. A plataforma tem uma quota de mercado entre 12% e 35% e já recolheu mais de 3 milhões de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) na Europa.
 
A Novo Verde é uma sociedade gestora de resíduos, responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens.